FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

“O Diário de Myriam”: relato de uma menina sobre a guerra da Síria

fabricia de pelegrini 2017

Um relato sobre a guerra da Síria pelo olhar de uma criança, assim é O Diário de Myriam que com suas anotações consegue mostrar um pouco sobre os acontecimentos de 2011 a 2016. Escrito por Myriam Rawick com a colaboração de Philippe Lobjois, o livro tem textos curtos, escritos pela menina quando tinha 6 a 11 anos, sobre suas atividades do dia a dia, as mudanças na rotina conforme a guerra vai acontecendo e aumentando, seus sentimentos em relação a tudo o que está vendo, ouvindo, vivendo e muito mais.

Esta obra mostra o que se passou na Síria, neste período, de forma diferente. Em seus relatos, a garota demonstra sentimentos: esperança, tristezas e alegrias e assim os leitores vão percebendo o início da guerra, quando a família tem que abandonar o lar, que conseguiam identificar as armas pelos sons que ouviam, até a garota poder voltar para a casa e saber exatamente como tudo está depois de tanta destruição.

Moradora de Alepo, Myriam cita muito seus pais e sua irmã mais nova Joelle em seu livro. Ela conta que a família se mudou algumas vezes, sempre buscando segurança e tentando fugir da destruição desta guerra. Também descreve o que fez nestes dias, mostrando que continuou a frequentar a escola, qual era a forma de tentar fugir dos bombardeios, o tempo sem energia, sem água, sem gás, sem comida e como sobreviviam nestes períodos. Passaram frio, calor, fome e medo, muito medo. Sua religião é católica, então sua mãe era voluntária em uma instituição desta religião que ajudava as famílias mais necessitadas, tanto com distribuição de comida até dando aula a crianças refugiadas.

Contape
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider

Myriam amadureceu antes do tempo, percebe-se a mudança de sua inocência quando a guerra começou para a transformação de uma adolescente que entende e sofre o que está vivendo, isso nas mais de 300 páginas do livro. Ao mesmo tempo mostra que a esperança sempre esteve presente, apesar de tanta destruição e morte ao seu redor. E que apesar do caos, da incerteza e do medo, os vizinhos se apoiavam e havia solidariedade entre eles, que dividiam a comida, roupas e o que podiam, sempre buscando confortar uns aos outros. Lendo este livro, você vai conhecer um pouco da guerra da Síria por outra perspectiva.

odiariodemyriam

O Diário de Myriam, de Myriam Rawick e Philippe Lobjois – 305 páginas.

Livraria Fátima

Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo