Alerta

Dia Mundial da Saúde é comemorado com ações em Forquilhinha

A campanha “Abril Azul Claro! serve para conscientização e prevenção em relação a hipertensão arterial, tendo em vista dados alarmantes em relação ao número de hipertensos e as doenças causadas por essa falta de cuidados.

Por conta disso e também alusivo ao Dia Mundial da Saúde, serão realizadas várias ações neste sábado, 7, no Centro de Forquilhinha, das 8h30min às 12h30min. Entre elas confecção do cartão do SUS, Aferição da Pressão Arterial, Teste de Glicemia (HGT), cálculo de massa corporal (IMC), Caminhada, alongamento e orientações de atividades físicas.

Além de orientações sobre hipertensão entre outras doenças, realizada por uma equipe multiprofissional. De acordo com o Secretário de Saúde Diego Passarela, o principal objetivo desta ação é conscientizar as pessoas que o melhor remédio para a saúde vai ser sempre a prevenção.

Maderonchi
Colinas Chocolatteria
Dengo Produtos de Limpeza
Thiago Auto Lavação
Contape
Spilere Serralheria

Uma data para conscientização

O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde – OMS. Em 2018, o tema escolhido é “Saúde para todos”, o que resume o objetivo da OMS ao longo dos seus 70 anos de existência.

Mês de prevenção e combate a hipertensão arterial

Até 2025, o número de hipertensos nos países em desenvolvimento, como o Brasil, deverá crescer 80%, segundo estudo conjunto da Escola de Economia de Londres, do Instituto Karolinska (Suécia) e da Universidade do Estado de Nova York.

No Brasil, existem atualmente 17 milhões de hipertensos, lembra o cardiologista Hélio Castello, chefe do serviço de hemodinâmica do Hospital Bandeirantes, de São Paulo. Ele cita números do Ministério da Saúde. “Autoridades públicas e toda a sociedade devem se conscientizar e iniciar a prevenção e o tratamento para evitar a pressão alta”, afirma.

Cigarro, sedentarismo, obesidade, má alimentação e álcool são os motivos que elevarão o número de pessoas com hipertensão.

Alguns números:

  • 420 mil pessoas morrem, por ano, em conseqüência de AVC (acidente vascular cerebral), segundo a Organização Mundial da Saúde.
  • Males cardiovasculares são responsáveis por 1,2 milhão de mortes por ano no país.
  • 300 mil brasileiros são vítimas de infarto agudo do miocárdio.
  • Doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte no Brasil.
Francine Ferreira – Mariane Rodrigues

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Spilere Serralheria G
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo