FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Região

Detran de SC conclui projeto de digitalização das avaliações teóricas

detran 20190823 1635988364
Foto: Julio Cavalheiro

A partir de agora, quem estiver no processo para habilitação em Santa Catarina vai contar com um aliado para fazer a prova teórica: a tecnologia. O Detran/SC concluiu, em São Bento do Sul, um projeto iniciado na Capital, em março de 2016 — a implementação de ambientes equipados com computadores, câmeras e identificação biométrica nas Ciretrans. Ao todo, são 36 salas no estado, instaladas de acordo com a demanda de cada região, que garantem economia, segurança e mais celeridade ao processo.

Em São Bento do Sul foram instalados seis terminais, que irão suprir a demanda de aproximadamente 500 provas mensais, referentes aos nove CFC’s dos municípios do próprio muncípio, de Rio Negrinho e de Campo Alegre.

O profissional que atua na área de CNH da Delegacia Regional de Polícia (DRP), Maurício Rodrigues conta que a execução da prova ficou mais rápida e fácil, porque tudo é feito pelo sistema eletrônico. “Não há mais a necessidade de um controle físico, de lançar notas manualmente, e o candidato não precisa mais passar as respostas para um gabarito e correr o risco de perder uma questão por nervosismo”, disse.

Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

Rodrigues frisa que não é preciso ter receio do equipamento, porque a prova é a mesma que estava sendo aplicada no papel. Agora, o candidato troca a caneta por uma tela touch screen. “Basta um toque e pronto, questão respondida. Em todas as salas há monitores para auxiliar na questão técnica. É fácil até mesmo para quem nunca usou um computador”, concluiu.

A migração das provas impressas para o meio digital permite a economia com papel e impressão das provas. Cada caderno de teste tinha antes 23 páginas. Outra vantagem é a redução do tempo de prova, que passa a ser em média de uma hora, e o resultado é divulgado em poucos minutos. Além disso, há a diminuição da possibilidade de fraude durante o exame, já que os candidatos passam pela identificação biométrica e são monitorados por câmeras. Outro benefício é que o banco de dados com o conteúdo das questões é constantemente atualizado.

“Conseguir informatizar as provas teóricas para habilitação em todo o Estado é um grande avanço rumo ao Detran 100% Digital. Queremos cada vez mais oferecer serviços eficientes e facilitar a vida do cidadão”, ressaltou a diretora do Detran, Sandra Mara Pereira.

Francine Ferreira – Janaina Guliato


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo