FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Descontente, Ivoney Córneo pede exoneração e não é mais secretário de Infraestrutura

Francine Ferreira 2017

DA POLÍTICA

Fora, e descontente

Ivoney Córneo não é mais o secretário de Infraestrutura de Forquilhinha. O então chefe da pasta entregou seu pedido de exoneração ao prefeito Dimas Kammer ontem, frisando que sai da Administração Municipal bastante descontente. Diz que ainda precisa de um tempo para se manifestar a respeito da motivação, mas não esconde o ressentimento. Deve voltar para sua cadeira de direito na Câmara de Vereadores, que hoje é ocupada pelo suplente Juares de Oliveira.

De novo, o nada novo

Mesmo com a enorme repercussão – inclusive regional – registrada no ano passado, o Poder Executivo de Forquilhinha encaminhou novamente à Câmara de Vereadores um projeto de lei que aumenta a quantidade de vagas dos cargos efetivos na Administração Municipal. O PL nº 009/2018 solicita que sejam criadas as mesmas quatro vagas que não foram aprovadas em 2017: analista de recursos humanos, técnico em contabilidade, eletricista e técnico em informática. O texto foi lido durante a sessão do Legislativo nessa semana e, na sequência, encaminhado para a devida avaliação das comissões permanentes.

Quase lá

Aguarda votação para a próxima segunda-feira o projeto de lei complementar que altera pontos do Plano Diretor de Forquilhinha. As mudanças foram aprovadas em primeiro turno nessa semana, mas precisam de uma nova afirmativa para entrar em vigor. O plano foi elaborado em 2011 e qualquer alteração tem que passar pela análise do conselho, uma audiência pública e, por último, por duas votações nominais no Legislativo.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Contape

Entre as mudanças estão a definição do perímetro urbano do município, a distância obrigatória a se manter entre a rua e a construção das casas nos respectivos terrenos, e a quantidade mínima de sanitários para a população e para deficientes físicos, além de diversos outros tópicos.

Sem brecha

O atual governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, não pode pisar no Sul catarinense ou cruzar com forquilhinhenses, sem que seja questionado a respeito da liberação de recursos para a pavimentação da Rodovia Jacob Westrup. Nessa semana, o pedido foi novamente reforçado durante uma plenária da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), realizada em Criciúma. Na próxima semana deve ficar pronto o projeto de readequação dos custos da obra, para então ser levado à Moreira. A mobilização está forte, será que agora sai?

Transparência

Visando ampliar a transparência dos trabalhos, de autoria do vereador Juliano Arns, foi protocolado nesta semana na Casa Legislativa um projeto de lei que determina a transmissão via internet de todas as reuniões da Câmara de Vereadores – incluindo as de comissões permanentes – ao invés de somente as sessões, como acontece atualmente. Para tanto, pela proposta, seriam utilizados os equipamentos já disponíveis.

DA COMUNIDADE

Isenção

A partir de agora, em Forquilhinha, quem é microempreendedor individual – possui em seu nome os conhecidos MEIs – está isento de pagar para a Administração Municipal a Taxa de Verificação de Posturas e Normas Urbanísticas, o conhecido alvará. O prazo para que as empresas efetuassem o pagamento terminou no fim de fevereiro. Quem pagou antes da decisão deve protocolar um pedido de reembolso no Setor de Tributação do Paço Municipal depois do dia 15 de março, para que a Administração possa fazer a devida devolução.

Reforma

Devem começar já nos próximos dias as reformas em duas instituições de ensino do Governo do Estado em Forquilhinha. Em torno de R$ 202 mil serão investidos para as obras de ampliação da Escola de Educação Básica Luiz Tramontim, do Bairro Santa Isabel, e reforma da cobertura de quatro salas de aula e circulação da E.E.B. Aloysius Back, na Vila Lourdes. A assinatura da ordem de serviço aconteceu na tarde de ontem, na sede da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Criciúma.

foto3

Ensino superior

Os interessados em tentar obter o auxílio financeiro do ensino superior ofertado pela Administração Municipal de Forquilhinha terão os dias 12 e 13 de março para se inscrever no processo de seleção. Para participar, o acadêmico deve estar regularmente matriculado em seu primeiro curso de graduação, morar em Forquilhinha por pelo menos dois anos e cumprir o serviço voluntário obrigatório. Além disso, não poderá reprovar em mais de duas disciplinas no semestre. Outras informações, bem como o formulário de inscrição e anexos, já estão disponíveis no site da Prefeitura.

Inusitado

Chamou atenção na semana o fato de um pé de maconha de aproximadamente dois metros e meio de altura ter sido encontrado pela Polícia Militar de Forquilhinha no Bairro Cidade Alta. A planta estava sendo cultivada ao lado da residência de um homem de 28 anos, que confessou utilizar o entorpecente para consumo próprio. Além disso, ainda com ele foram encontradas 13 aves silvestres, que estavam sendo mantidas em cativeiros irregulares.

MG 5665

Expectativa

Quase tudo pronto para a inauguração da sala própria da Associação Empresarial de Forquilhinha na próxima quinta-feira, a partir das 19h. O espaço é uma reivindicação antiga, para proporcionar um melhor atendimento aos associados. E para reforçar ainda mais os trabalhos, a expectativa é que o Observatório Social do município também atue de forma mais intensa no ambiente, localizado no Edifício Sacara, área central da cidade.

Em vigor

A partir desse mês, já está à disposição o novo plano de saúde dos servidores públicos concursados de Forquilhinha. De acordo com a chefe do departamento de previdência da Administração Municipal, Andressa Westrup Wernke, o benefício que está disponível possui cobertura maior, como por exemplo, internação e cirurgias, que não constavam no plano oferecido anteriormente.

Massas e vinho

Planejando um ano bastante movimentado, com inúmeros eventos no calendário, o Ideal Esporte Clube já está começando a colocar suas ideias em prática. Como diferencial para 2018, o 1º Festival de Massas e Vinhos já tem data marcada: 17 de março, a partir das 20h. Ingressos a R$ 35 já estão sendo comercializados na secretaria do clube.

Teimosia

Mesmo depois de anos em vigência, a proibição de tráfego pesado no Centro de Forquilhinha – mais especificamente na Avenida 25 de Julho – continua sendo desrespeitada. Em teoria, a parte do Anel Viário iniciada com a construção com a Avenida Professor Eurico Back existe para que esses caminhões parem de transitar na área central. No entanto, ainda nessa semana, o que se percebe é o real descaso dos motoristas para com a regra.

02 03 Caminhão na Avenida 25 de Julho


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo