FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Criciúma tenta quebrar tabu de quase três anos

eduardo madeira

A maré virou no Criciúma. Depois do catastrófico tropeço diante do Avaí, um 3×0 para ser esquecido, o Tigre venceu duas partidas seguidas, aumentou a distância para a zona de rebaixamento e passou a enxergar o G-4 com mais proximidade, estando apenas dois pontos atrás do quarto colocado. Se quiser se aproximar ainda mais, o tricolor tentará quebrar um tabu que já perdura por quase três anos: vencer três jogos consecutivos.

O tabu é longo. A última vez que o Criciúma conseguiu este feito foi em 2013, quando ainda estava na Série A. Em um intervalo de seis dias – entre 10 e 16 de novembro – o Tigre bateu o Náutico, em Pernambuco, o Atlético-PR, em SC, e o Coritiba, no Paraná. Na ocasião, estávamos nas rodadas finais da temporada e o time então comandado por Argel Fucks ainda empatou e venceu mais uma na sequência, emendando cinco partidas invicto, que foram fundamentais na permanência na elite. Passaram-se mais de 1030 dias desde aquela trinca de triunfos e o Tigre vem tentando engatar a tal terceira vitória consecutiva sem grande sucesso.

Pode parecer um dado pouco relevante, mas, assim como em 2013, esta série de vitórias consecutivas pode ser o combustível para uma inesperada reação. Há três anos, o Tigre era tido como rebaixado e neste ano já era considerado carta fora do baralho – não tiro o meu da reta, também já dava como ano encerrado. As duas vitórias seguidas deram um ânimo no torcedor, que certamente virá junto se outros triunfos se tornarem rotina.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape
Credisol
Foto Fernando Ribeiro

Foto: Fernando Ribeiro

Observando com mais frieza a tabela do Criciúma, aliás, é possível vislumbrar um crescimento que possibilite olhar para a promoção com mais solidez. Dos próximos cinco jogos, é possível somar 12 pontos, mesmo tendo apenas dois compromissos em casa. A próxima partida contra o Sampaio Corrêa, por exemplo, é vitória obrigatória por ser no Heriberto Hülse e o time do Maranhão ser o lanterna. O outro duelo em casa é contra o Vila Nova, no dia 7 de outubro. Neste momento, as duas equipes estão empatadas em pontos e até lá muita água passará por baixo da ponte. Mas, é aquela história: na cartilha de quem quer subir está lá o tópico “vencer os confrontos diretos em casa”.

Fora de casa, o Tigre tem dois duelos contra equipes que estão na zona de rebaixamento: Tupi, no dia 4 de outubro, e Bragantino, ainda sem data definida. São duelos possíveis e que o Criciúma deve encarar com a maior responsabilidade possível.

O único jogo que é aberto é contra o Bahia, no próximo dia 30. O Tigre nunca venceu o “Tricolor de Aço” em Salvador. Ou seja, a derrota é um resultado natural e arrancar um ponto, se tratando de um confronto direto fora, seria de extrema valia.

Considerando que some 12 pontos, o Criciúma chegaria aos 49 pontos ao término da 31ª rodada. Olhando para a Série B do ano passado, os quatro times promovidos naquele momento tinham ao menos 51. Porém, o Santa Cruz, que subiu, era o 7º como 48. Vale lembrar que o Tigre tem seis jogos em casa até o fim da temporada. Vencendo todas, chega aos 55 pontos. O América subiu em 2015 com 65. Ou seja, precisaria vencer três e empatar uma fora. Será que dá?


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo