FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Criciúma acumula segunda queda seguida no Ranking Nacional de Clubes

eduardo madeira

Desde 2013, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) adotou novo critério para classificar os times do país: o Ranking Nacional de Clubes (RNC), que trouxe novo sistema de pontuação.

Através deste ranqueamento, é considerada a participação do clube em competições nacionais realizadas nos últimos cinco anos, sendo que as temporadas mais recentes possuem peso maior.

Desde que foi lançada em 2013, o Criciúma foi crescendo no ranking. No primeiro ano, era o 33º; em 2014, 26º; em 2015, 25º; e em 2016, 22º, sendo esta a melhor colocação do clube na curta história do RNC.

Maderonchi
Net Lider
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

Entretanto, nesta segunda-feira (4), a CBF divulgou o ranking que servirá como base para a temporada 2018 e o Tigre acumula mais uma queda. Do 22º lugar de 2016, virou 24º neste ano e, agora, 29º para a jornada seguinte. Trata-se da segunda pior colocação do clube no RNC.

Pode parecer besteira levar muito a sério o ranking, mas há uma base científica nele, o que preocupa. Se há ciência, há algo concreto. Os números que formam o RNC não surgiram de qualquer lugar, muito pelo contrário. Para quem quiser entender mais de como é feita a fórmula para montar o ranking, basta conferir no link.

O RNC nada mais é do que um reflexo do desempenho dos clubes nos últimos cinco anos. Vamos nos lembrar que de 2013 até agora, o Tigre não possui desempenhos destacados, nem mesmo na Série B, enquanto a Chapecoense se mantém na primeira divisão desde então, sendo o melhor time do estado no ranking.

Os objetivos mais chamativos do RNC podem até ser preencher as vagas na Copa do Brasil e definir os mandos das primeiras fases da competição, mas seu poder de reflexo do cenário nacional não pode ser ignorado. O ranking é só mais uma prova – esta científica, longe de qualquer achismo – de que o Criciúma estagnou nos últimos anos.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo