FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Cooperativa de Forquilhinha fará parte de Central para fortalecer a cadeia do leite

producao leite

Nesta terça-feira, 15, três cooperativas de produção de leite formalizam a criação da Central das Cooperativas do Litoral Sul Catarinense. A assembleia de fundação, que vai unir a Coopernova de Forquilhinha, a Coopercolméia de Meleiro e a Coopervalesul de Turvo, será realizada às 18h30min, em Meleiro.

A iniciativa busca organizar, fortalecer e consolidar a cadeia produtiva do leite no Sul do Estado. Entre os objetivos da Central, estão promover compras coletivas e a comercialização de produtos entre as cooperativas, dar segurança às afiliadas na comercialização do leite, unificar a assessoria contábil e jurídica, criar um departamento técnico, implantar uma unidade de resfriamento para comercialização de leite spot (produto vendido entre as indústrias) e assumir 100% da coleta e do transporte do leite dos membros.

A Central é fruto de um trabalho iniciado há cinco anos, desde que foi criado o Fórum das Cooperativas do Leite do Sul de SC, que congrega associações e cooperativas ligadas ao setor, além de lideranças e técnicos. A Epagri integra esse fórum e atua na articulação dos membros, em parceria com outras entidades. O fórum representa organizações que abrangem 500 propriedades e somam produção mensal de 2 milhões de litros de leite.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Credisol
Net Lider

“Ao longo desses anos, muitos estudos e debates foram realizados, até que em 2018 tomou-se a decisão de fundar a Central. Três cooperativas tomaram frente no processo de criação, para que posteriormente as demais também se integrem, cada uma a seu tempo”, conta Marcelo Pedroso, médico-veterinário da Epagri Regional de Criciúma. A Central terá sede administrativa em Meleiro, em uma parceria com a Prefeitura, mas contará também com estruturas e serviços de suas afiliadas.

Francine Ferreira – Assessoria de Imprensa Epagri


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo