FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Coopera continua com a tarifa mais barata do Brasil, mesmo após reajuste

Coopera

As novas tarifas de energia elétrica da Cooperativa Pioneira de Eletrificação – COOPERA, com sede em Forquilhinha,  passam a vigorar a partir deste mês, após reajuste tarifário anual da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O efeito tarifário médio, em vigor a partir do último dia 01/11, será de 10,79%. A COOPERA teve suas tarifas de alta tensão para indústria (Grupo A)  reajustadas em média 14,27%, já para as unidades consumidoras residenciais (Grupo B), o índice médio ficou em 5,21%. Mesmo com o reajuste, a COOPERA conseguiu manter a tarifa mais barata do Brasil.

O presidente da COOPERA, Walmir Rampinelli, comemora a decisão, já que o reajuste teria um efeito médio de 20% aos consumidores. Ele explica que a metodologia de calculo do reajuste estava sendo discutida na Audiência Pública nº 35/2017  da ANEEL, que acatou o pedido das cooperativas de eletrificação e  baixou de 20 para 10% o efeito médio de aumento de tarifas. “Entramos com um recurso administrativo para suspender a aplicação das tarifas em setembro e tivemos êxito com a redução do efeito médio em 10%.”, explicou.

Para o presidente Walmir Rampinelli, a busca para manter o subsídio  e tentar reduzir o efeito tarifário para os associados foi incansável. Um trabalho iniciado quando da vinda do Ministro de Minas e Energia (MME)  Fernando Bezerra Coelho, a Criciúma, em julho, onde na ocasião Rampinelli entregou ao ministro um documento das cooperativas de eletrificação reivindicando a manutenção dos subsídios.

Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

O presidente também participou em julho, em Brasília, juntamente com a comissão formada pelos presidentes de cooperativas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, paramentares catarinenses e representantes da OCB (Organização das Cooperativas do Brasil) de uma audiência com o secretário de Energia Elétrica, Fábio Lopes Alves. Em agosto, uma nova audiência no Ministério de Minas e Energia (MME) foi realizada com a comissão para dar continuidade a discussão e encaminhar o pleito a ANEEL com a aprovação do MME.  “Todo o esforço da comissão e as inúmeras idas à Brasília valeram a pena porque o objetivo foi atingido e nossa conquista foi em prol dos nossos associados”, salientou.

Reflexo total será sentido em dezembro

O presidente lembra que, em novembro, já iniciam as medições com o novo reajuste. “Os consumidores irão observar um reflexo parcial do aumento em novembro e total em dezembro, dependendo do dia da leitura do consumo nas unidades residenciais”, disse.

A COOPERA atende 23 mil associados/consumidores nos municípios de Forquilhinha, Nova Veneza e Criciúma. Ao calcular os índices de reajuste, a ANEEL considera a variação de custos que a empresa teve no decorrer do período de referência. A fórmula de cálculo inclui custos típicos da atividade de distribuição e outros como energia comprada, encargos de transmissão e setoriais.

Francine Ferreira – Débora Cândido


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo