FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Conversando

Wilciney Villan

Wilciney Villan – CRA-SC 26.947

Mestre em desenvolvimento socioeconômico, administrador ,e professor universitário

Sócio na Strategyinc – Strategy, Innovation and Competitiveness Consulting Business

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Contape

Os relacionamentos dentro das organizações sempre são tema de estudos e pesquisas. A relação com os diferentes níveis hierárquicos é de importância para as empresas com foco em produtividade e liderança.

Avaliações rotineiras entre diferentes níveis hierárquicos servem para dar feedbacks aos envolvidos. Nessas avaliações, questões simples podem ser formuladas para gerar informações sobre relacionamentos entre funcionários e chefia, ou mesmo entre chefia e equipe de trabalho. Avaliações deste tipo devem ser somente para o desenvolvimento profissional e não para questões ligadas à performance e desempenho, embora possa haver pesquisa com esta finalidade.

A aproximação entre líder e liderado proporciona conversas sobre a carreira que ajudam mutuamente os envolvidos. Uma simples conversa de 10 minutos pode ser esclarecedora para ambos. Assim o líder pode identificar pontos de alavancagem na carreira do liderado e que o liderado gostaria de alavanca-los.

Numa visita recente a uma empresa me deparei com a força que esta prática possui. Na empresa em questão um dos supervisores havia lido o livro Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie, e pensou que poderia ser uma ótima forma de praticar com seus subordinados. Em poucos meses a empresa adotou a prática e estabeleceu indicadores para supervisores e gerentes para conversar despretensiosamente com seus subordinados. Muitas descobertas pessoais, profissionais e histórias de vida foram descobertas desta forma.

Outra forma simples de melhorar a qualidade de vida e a relação dentro da organização é estabelecer práticas simples, como não ler e-mails nos finais de semana, ou reduzir as horas extras para ter mais tempo com a família. Estas práticas simples devem ser incorporadas às metas individuais de cada um para torná-las uma rotina de equilíbrio entre trabalho e carreira.

Atitudes simples como estas ajudam as organizações transformarem um funcionário colaborador em um funcionário gestor. Gestor de seus afazeres, de suas metas e de suas equipes de trabalho.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo