Economia

Confira dicas para comprar com segurança na Black Friday

Evento que proporciona descontos em produtos ocorre nesta sexta-feira, 24.

Idealizada nos Estados Unidos, a Black Friday, considerada uma das mais importantes datas de vendas de produtos, promete movimentar o comércio nesta sexta-feira, 24. Para orientar os consumidores e evitar transtornos, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Criciúma elaborou dicas para os moradores aproveitarem a data com segurança.

De acordo com o coordenador do Procon de Criciúma, Gilberto Santos, antes de adquirir uma determinada mercadoria, os consumidores devem elaborar pesquisas de preços, visto que a Black Friday pode concentrar propagandas enganosas. “É viável que o cidadão avalie a necessidade de efetivar uma compra específica, deixando o impulso de lado. Caso concretize a compra, a pessoa deve exigir a nota fiscal e avaliar a garantia estendida”, ressalta.

Banana Motos
Posto Bravo
Colinas Chocolatteria
Star Seguros
Contape
Sabor D,Italia

Conforme análise realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 39% dos consumidores pretendem comprar durante a Black Friday. De acordo com a pesquisa, grande parte das vendas devem ser efetuadas via internet.

“O consumidor precisa ter um cuidado a mais em compras pela internet. É essencial verificar a origem e o nível de satisfação dos clientes de um determinado site de vendas. O internauta deve conferir se o site é brasileiro para não resultar em custos extras e evitar problemas jurídicos, pois cada país possui suas regras do Código do Consumidor”, destaca Santos.

Black Friday

No Brasil, a Black Friday é realizada desde 2011. O evento ocorre na última sexta-feira de novembro e proporciona descontos em produtos de diversos segmentos. Segundo o Busca Descontos, entidade administradora da página eletrônica oficial da Black Friday no Brasil, em 2016, o evento atingiu R$ 1,9 bilhão em vendas.

Mais informações podem ser consultadas pelo site do Procon de Criciúma, através do link, ou na sede do órgão, situado na rua Henrique Lage, n° 267, no Centro. Dúvidas também podem ser solucionadas pelo telefone (48) 3445-8522. O Procon atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Dicas para comprar na Black Friday

  • Verificar com o vendedor se o produto é único (mostruário);
  • Conferir a política de troca do fornecedor;
  • Ficar atento ao prazo de entrega ;
  • Verificar (sempre) a responsabilidade do pagamento do frete para entrega;
  • Possuir cuidado para acessar links de ofertas recebidos por e-mail. Podem não ser confiáveis.
Francine Ferreira – Jhulian Pereira 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo