Raríssima Cabeçalho
Colunistas

Concurso público e novas vagas: os próximos da lista

DA POLÍTICA

Os próximos da lista

Depois de toda a polêmica envolvendo a criação de novas vagas em cargos concursados da Administração Municipal de Forquilhinha, e a manobra realizada na sessão da Câmara de Vereadores desta semana para aprovar os quatro cargos que haviam sido reprovados na semana passada, a sociedade forquilhinhense passou a se perguntar com mais afinco: quem são os próximos da lista de aprovados do concurso para essas vagas?

Maderonchi
Maze Bag
Coopera
Raríssima lateral

Foto: Eliane Gonçalves

Lembrando que, nessa última sessão, foi aprovada a criação de quatro novas vagas: eletricista, técnico em informática, analista de recursos humanos e técnico em contabilidade.

  • No caso da vaga de eletricista, o 2º colocado no concurso, a ser chamado para a vaga, é Elicson Colombo Martins;
  • Para técnico em informática, a vaga criada será para Valdir Nesi Júnior, também 2º colocado na lista de aprovados;
  • Em relação à vaga para analista de recursos humanos, o espaço é de Anderson Luiz Wernke, também 2º colocado;
  • E por fim, a vaga de técnico em contabilidade seria de Bruno José de Sousa, que também foi 2º colocado no concurso, mas teria afirmado não ter a intenção de assumir. Neste caso, a vaga será destinada ao 3º colocado, Ademir Brandieli Pedro.

Descontentes

Muitos saíram insatisfeitos depois da aprovação dessas vagas, incluindo-se vereadores de oposição e membros da comunidade. Nas redes sociais e bastidores já menciona-se, até mesmo, acionar o Observatório Social de Forquilhinha para avaliar o caso. Ainda que não totalmente formalizado no município, em um provável acionamento, o observatório poderia solicitar auxílio do grupo – já consolidado – de Criciúma na situação.

Solene

Para homenagear os 40 anos do 28º Grupo de Artilharia e Campanha (GAC) de Criciúma, bem como soldados forquilhinhenses, a Câmara de Vereadores de Forquilhinha realiza uma sessão solene na próxima quarta-feira, 21. A solenidade está marcada para começar às 19h.

Estagiando

Segue emperrado nas Comissões do Legislativo forquilhinhense o projeto de lei protocolado pelo vereador, Juliano Arns (PDT) no início de abril deste ano, que visa reservar e destinar 5% do orçamento do Poder Executivo Municipal previsto para gastos com o pagamento de cargos comissionados, à um programa que promova a inserção de estagiários de nível médio e superior no setor público. Em tempos de forte crise nos espaços políticos do país, a ideia serviria para ensinar aos estudantes, desde jovens, o verdadeiro papel do serviço público na sociedade. Será que ainda demora muito a tramitar?

O presidente da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, Maciel Da Soler, em contato com a coluna, argumentou que o projeto passou por análise dos setores jurídicos do Legislativo e Executivo do município e possui partes que seriam inconstitucionais. Ainda segundo Da Soler, o vereador propositor, Juliano Arns, foi chamado para reuniões em algumas oportunidades, para debater possíveis alterações no projeto, mas até o momento não pode comparecer.

DA COMUNIDADE

A audiência I

Os preparativos para a audiência pública da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que acontecerá em Forquilhinha no fim do mês serão intensificados a partir da próxima semana. Para a segunda-feira, 19, já está marcada uma reunião do grupo de organização do encontro, para que sejam definidos os últimos detalhes sobre o assunto.

A audiência II

Lembrando que a audiência pública será realizada no dia 29 de junho, com objetivo de chamar atenção para a necessidade da continuidade da pavimentação da Rodovia Jacob Westrup, que liga Forquilhinha à Maracajá. A intenção é que sejam mobilizadas em torno de mil pessoas para essa reunião, para fortalecer a busca por mais recursos para a obra.

Quase resolvido

Avaliação inicialmente positiva da reunião realizada nesta semana a respeito da regularização da área invadida no bairro Cidade Alta, pertencente à empresa Nova Próspera. Com a inclusão do Poder Judiciário na mediação, a situação – que já se arrasta há anos – está perto de chegar a uma solução definitiva. Até o fim do mês, o grupo deve se reunir novamente para, enfim, chegar a um acordo que possibilitará às famílias que moram no local, regularizarem seus respectivos terrenos e residências.

Biometria

A Justiça Eleitoral está chamando atenção dos eleitores de Forquilhinha, bem como de Criciúma, Nova Veneza, Siderópolis e Treviso, para a necessidade de realização do cadastro biométrico na Central de Atendimento ao Eleitor, localizada no Cartório da 98º Zona Eleitoral, em Criciúma. Para ser atendida, a pessoa precisa agendar um horário via internet, através do site do TRE-SC, no link “Agende seu atendimento”.

Gastronomia Solidária

Acontece amanhã em Forquilhinha o jantar beneficente “Amigos do Futsal”, a partir das 19h30min, no Centro de Múltiplo Uso do bairro Santa Isabel. O encontro, que servirá como prato principal uma paella de carnes brancas, tem como objetivo arrecadar recursos para custear os uniformes de 250 crianças das escolinhas de futsal do município. Ingressos custam R$ 25.

Comunitário

Falando em jantar, no próximo 2 de julho comemora-se o Dia do Bombeiro. Aproveitando a data, os bombeiros comunitários de Forquilhinha e Nova Veneza realizarão um jantar beneficente no Centro de Múltiplo Uso do bairro Santa Isabel. A intenção é arrecadar recursos para custear as ações voluntárias do grupo. No cardápio, também uma paella de carnes brancas que será servida a partir das 20h30min. Ingressos podem ser adquiridos com os 64 bombeiros comunitários, no valor de R$ 25 cada.

Germânico

Confirmando a ideia de transformar os cartões postais de Forquilhinha em locais com estilo mais germânico, o portal de entrada do município está passando por uma espécie de reforma. Já recebeu novas cores e, além disso, a decoração ao seu redor também está sendo refeita.


Topo