FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Comandante da Polícia Militar de Forquilhinha pode estar de saída do cargo

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

De saída

Capitão Giovani Constanza, atual comandante da Polícia Militar de Forquilhinha, pode estar deixando o cargo até o fim de março. Ele atua na cidade desde janeiro de 2016 e atuou em diversas ações importantes para o fortalecimento da segurança pública no município, como a melhora do efetivo e renovação da frota de viaturas. Em confirmada sua saída, até o momento não há informações a respeito de quem será designado para o posto.

Vamos às ligações!

Com as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Forquilhinha praticamente finalizadas, a Casan está iniciando o trabalho de conscientização dos moradores dos Bairros Centro, Vila Lourdes, Clarissas e Santas Clara, Ana e Isabel. A intenção é que as pessoas já comecem a realizar as ligações de suas respectivas residências na rede coletora, por meio das Caixas de Inspeção instaladas anteriormente na frente das casas.

Essa fase de pré-operação é importante para que a Estação de Tratamento de Esgoto possa ser devidamente testada. Para tanto, é preciso que pelo menos 20% da área a ser atendida esteja ligada na rede, o equivalente a 300 residências.

Contape
Credisol
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza

Estação de Tratamento de Esgotos de Forquilhinha

Responsabilidade do morador

Quem deve arcar com as despesas para ligar a residência à Caixa de Inspeção é o próprio morador, uma vez que a responsabilidade da Casan começa a partir do momento que o esgoto entra na rede coletora e é enviado à Estação de Tratamento de Esgoto. Portanto, para realizar a ligação, as pessoas devem ficar atentas e se organizarem quanto aos custos com materiais hidráulicos e com a mão de obra de um encanador para o procedimento que deve ser realizado dentro dos terrenos particulares.

Taxa de 100% no futuro

Quando começar a operacionalização definitiva do sistema de Forquilhinha, a Casan passará também a cobrar por esse serviço, que equivale a um aumento de 100% na fatura que atualmente cobra somente o abastecimento de água. No entanto, ainda não há uma data para que seja iniciada essa cobrança, o que só ocorrerá depois que o tratamento de esgoto estiver em pleno funcionamento.

Além disso, não adianta a pessoa pensar que, se não se ligar à rede, estará isenta. Isso porque mesmo que o morador não efetuar sua ligação, será obrigado a pagar pelo serviço oferecido.

Sem segredo

A juíza de Direito da Comarca de Forquilhinha, Luciana Lampert Malgarin, determinou que passe a tramitar sem segredo de justiça a ação penal que julga a dentista Jaqueline Duarte Amboni pela morte do ex-companheiro Vacionir da Rosa. A solicitação havia sido feita pela própria defesa da acusada. Pelo trâmite, a audiência de instrução e julgamento do caso será realizada no próximo dia 14 de abril.

Grupo de trabalho

Com objetivo de tentar buscar uma solução para o problema dos cães soltos pelas ruas de Forquilhinha, uma vez que a situação levou à suspensão das entregas de carteiros em algumas comunidades, um grupo de trabalho foi criado nessa semana. Participam da equipe representantes dos Correios, da Fundação de Meio Ambiente (Fundaf), Vigilância Sanitária, ONG de Proteção Animal Amigo Fiel, além de vereadores do município.

O foco dos debates gira em torno da realização de um trabalho forte de conscientização com os moradores, tanto crianças quanto com adultos, para evitar o abandono de mais animais nas ruas. Além disso, estudos orçamentários serão realizados pelos poderes Executivo e Legislativo, para avaliar a viabilidade de repassar recursos aos órgãos que atendem animais com castração e alimentação.

Reunião

Atraso

Algumas unidades de saúde de Forquilhinha estão registrando falta da vacina pentavalente para bebês. Normalmente, a imunização é disponibilizada pelo Governo Federal e distribuída pela Secretaria de Estado da Saúde para os municípios. No entanto, o Ministério da Saúde atrasou o envio e, por isso, a falta está sendo registrada nos postos dos bairros. A promessa é que a situação seja normalizada até o fim do mês.

A pentavalente deve ser aplicada em três doses: uma aos dois meses de vida da criança, outra aos quatro e a última aos seis. Ela imuniza contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, meningite e outras infecções causadas pela bactéria Haemophilus influenzae tipo B.

Pastagens de inverno

Os agricultores – principalmente produtores de leite – que tiverem interesse em adquirir sementes para as pastagens de inverno, já devem procurar a Casa do Agricultor para efetuar suas respectivas reservas. Para quem estiver inscrito, como habitualmente já é realizado anualmente pela Administração Municipal, a Secretaria de Agricultura fornecerá um subsídio para a aveia e o azevem, que representa 30% de desconto no valor dos produtos. Essas inscrições seguem somente até o dia 30 de março.

Vida em Equilíbrio

Com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância e os benefícios de um estilo de vida mais ativo, estimulando a prática de atividades físicas e adoção de escolhas mais saudáveis, começou em Forquilhinha o projeto “Vida em Equilíbrio”. Encontros semanais serão realizados nas unidades de saúde, conforme um cronograma elaborado pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família. A ação é gratuita e voltada para todas as idades e gêneros.

IMG 5592

É amanhã!

Já está praticamente tudo organizado para o 1º Festival de Massas e Vinhos do Ideal Esporte Clube, a ser realizado amanhã, a partir das 20h. Além dos tradicionais “Leitões na Piscina”, o evento entra no calendário de Forquilhinha como uma inovação do próprio Ideal para 2018. A animação musical da noite ficará por conta do Grupo Dallas e a reserva de mesas ainda pode ser feita na secretaria do clube, ou pelos contatos (48) 3463-1102 e 99978-9240.

De volta

Recomeçam na próxima segunda-feira os treinos das escolinhas de voleibol feminino fornecidas pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo de Forquilhinha. As aulas serão realizadas nos ginásios Professor Adolfo Back e do Colégio Sagrada Família nas segundas, quartas e sextas-feiras. Já para as equipes de competição, os treinamentos também poderão ser realizados nas terças e quintas, com intensivos nos fins de semana de acordo com a demanda de disputas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas nos próprios dias e locais das aulas.

DA POLÍTICA

Contra o tempo

Expectativa é que o projeto de readequação das obras de pavimentação da Rodovia Jacob Westrup fique pronto até o fim da próxima semana. No início dessa semana, a empresa responsável pelo trabalho solicitou mais dez dias para concluir o estudo. Depois disso, a Administração Municipal precisará correr contra o tempo se ainda quiser viabilizar recursos para a obra ainda neste ano.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo