FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Com o fim da greve, serviços essenciais começam a ser normalizados em Forquilhinha

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

Retorno à normalidade

Com a liberação das vias que ainda obstruíam o tráfego, a rotina vai voltando à normalidade em Forquilhinha. O combustível, tão aguardado pela maioria da população, começou a retornar à bombas já na manhã de ontem em alguns postos. O restante dos estabelecimentos deve normalizar o atendimento a partir de hoje e, aos poucos, as filas diminuirão.

O transporte coletivo municipal e intermunicipal de Forquilhinha também voltará à normalidade a partir de hoje, recolocando à disposição da população praticamente todas as linhas existentes no itinerário.

Durante a semana, a Administração Municipal trabalhou com serviços suspensos nas Secretarias de Agricultura e Infraestrutura, mantendo apenas as atividades essenciais de saúde, educação e coleta de lixo funcionando. O combustível disponível também foi disponibilizado para que o Corpo de Bombeiros de Forquilhinha pudesse manter seus atendimentos.

Maderonchi
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
01 06 Postos de Combustível

Foto: Francine Ferreira

Ponto facultativo

Em meio a toda essa incerteza e por conta do feriado de Corpus Christi ontem, a Administração Municipal decidiu determinar ponto facultativo nos órgãos públicos durante o dia de hoje. Dessa forma, não haverá expediente no Paço Municipal e demais serviços da Prefeitura de Forquilhinha, e as aulas nas escolas e centros de educação infantil também estão em recesso.

Na rede municipal

Na rede municipal de ensino, as aulas foram mantidas em sua normalidade durante todos os dias de protesto. Ainda que a Secretaria de Educação possuísse insumos para merenda escolar e combustível para manter o transporte coletivo, a situação estava ficando mais complicada por conta da dificuldade dos professores chegarem às instituições. No entanto, com o combustível chegando aos postos, as atividades devem ser mantidas também na próxima semana.

Na rede estadual

Dentre outras instituições da rede estadual de ensino e também por conta do desabastecimento, a Escola de Educação Básica Ângelo Izé, da comunidade de Sanga do Engenho, suspendeu as aulas na última quarta-feira. Ontem foi feriado e hoje é dia de recesso já previsto no calendário escolar. Na próxima segunda-feira, as atividades serão retomadas em sua normalidade.

Semana de protestos

Além dos caminhoneiros e agricultores, que já evidenciavam protestos desde a semana passada, nos últimos dias centenas de comerciantes em Forquilhinha também aderiram às mobilizações. Em pelo menos duas oportunidades, os lojistas fecharam suas portas durante o horário comercial e saíram em passeata pelas ruas da área central, reforçando o descontentamento da população com o aumento da carga tributária do país.

18

Foto: Eliane Gonçalves

Transferido

Por conta de toda a situação do país nos últimos dias, o tradicional Dia do Desafio em Forquilhinha, que aconteceria nessa semana, foi transferido para a última quarta-feira do mês de junho, dia 27. A ação consiste em uma disputa entre diversas cidades do Brasil para estimular a adoção de hábitos mais saudáveis, promovendo, ainda, a integração e cooperação.

Nova chance

Com a prorrogação da campanha até o dia 8 de junho, quem está inserido em algum grupo de risco e ainda não se imunizou contra a gripe tem mais semana para ir até a unidade de saúde mais próxima. De acordo com a Secretaria de Saúde de Forquilhinha, o município já conseguiu imunizar praticamente 83% da população a ser beneficiada, o correspondente a 5.235 pessoas da meta de 6.315 cidadãos.

O mais vacinados até agora são os idosos, com 96% de imunização. Por outro lado, as gestantes e crianças ainda são as menos protegidas, já que apenas 62% e 66% dos grupos, respectivamente, receberam a dose. Além destes, também põem ser vacinados os trabalhadores da saúde, professores, doentes crônicos e puérperas.

Solidário

Forquilhinha fez bonito em mais uma procissão do feriado de Corpus Christi. Neste ano, a celebração teve um significado ainda maior, porque os tradicionais tapetes confeccionados com serragem, borra de café e flores foram substituídos por doações de roupas, a serem destinadas à famílias carentes nesse inverno. Ação louvável da paróquia e das comunidades do município, reforçando cada dia mais o espírito de solidariedade entre os cidadãos.

01 06 Corpus Christi

Foto: Eliane Gonçalves

DA POLÍTICA

Para a ambulância

Deve entrar em debate na Câmara de Vereadores de Forquilhinha nas próximas semanas – com regime de urgência – o projeto da Administração Municipal tratando de um possível financiamento de mais de R$ 1 milhão que está sendo negociado com o Banco do Brasil. Ainda que o Ministério da Saúde tenha sinalizado pelo encaminhamento de um veículo para o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) da cidade, um dos principais destinos para parte do valor desse financiamento seria a aquisição de uma nova ambulância, que resultará em um reforço mais rápido para o atendimento de urgência e emergência no município.

Eletrônico

A partir de agora, todas as proposições que tramitarem na Câmara de Vereadores de Forquilhinha terão um protocolo eletrônico, a ser atualizado em tempo real no site www.camaraforquilhinha.sc.gov.br. De autoria do vereador Juliano Arns, o projeto de resolução que acrescenta esses dispositivos ao Regimento Interno do Poder Legislativo foi aprovado nessa semana. Com 90 dias para implantação, a intenção é garantir plena transparência e publicidade dos atos, bem como maior controle interno e externo de prazos.

Adiado I

O lançamento da pré-candidatura a deputado estadual do ex-prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, que aconteceria amanhã, foi transferido para o dia 15 de junho. O evento promete contar com a presença de lideranças progressistas estaduais e será realizado no Centro de Múltiplo Uso do Bairro Ouro Negro.

Adiado II

A posse dos eleitos para o Parlamento Jovem da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, que aconteceria na última quarta-feira, foi adiada por conta da falta de combustível. Assim como o Cinema na Câmara, que aconteceria no próximo dia 7 de junho, com a presença do jornalista Ricardo de Carvalho e a reprodução do filme “Coragem”, que conta a vida de Dom Paulo Evaristo Arns. Novas datas serão definidas no início da semana que vem.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo