FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Esportes

Colombiano Ramiro Rincon é o campeão da 25ª edição do Tour de SC

unnamed 2

Depois de competir por quatro dias, passar por 15 municípios e percorrer 633 quilômetros o colombiano Wilson Ramiro Rincon, da equipe Pro Cyling Team ADF de Guarulhos, São Paulo, foi o campeão geral da 25ª edição do Tour de Santa Catarina, finalizada neste domingo, 24, com o percurso de 90 quilômetros entre Nova Veneza e Bom Jardim da Serra. Ramiro, que fora vencedor da primeira etapa, dia 20: os 130 quilômetros entre Itá e Campos Novos, venceu também a quarta e última etapa neste domingo.

Além do troféu geral, Ramiro, que participou da competição pela primeira vez, levou também para casa os troféus de campeão de metavolante e de montanha. Metavolante é o prêmio dado ao ciclista que chega à frente dos demais atletas em passagens intermediárias durante as etapas estabelecidas pela organização. O prêmio de montanha é dado ao ciclista que chega em primeiro lugar ao topo da montanha em determinado percurso das etapas também estabelecidos pelos organizadores.

Em segundo lugar na classificação geral ficou Gilberto de Veigas Gois, do Avaí, de Florianópolis, que venceu duas etapas e que até a penúltima, no sábado, liderava a competição. Gabriel Machado da Silva, do Clube Dataro de Ciclismo/Gigante Bottecchia/Ert/Rudy Prpojet, de Curitiba, fechou sua participação em terceiro lugar.

Maderonchi
Credisol
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Por equipe, no entanto, o Avaí/FME Florianópolis, ficou com o titulo de campeão geral, seguido do Clube Dataro de Ciclismo/Gigante Bottecchia/Ert/Rudy Prpojet, de Curitiba, em segundo, e Memorial/ Santos/Fupes, de São Paulo, em terceiro lugar.

O Tour de Santa Catarina começou na quarta-feira, 20, com os 183 quilômetros entre Itá e Campos Novos. Depois prosseguiu na quinta, 21, com o percurso de 130 quilômetros entre Campos Novos e Lages. A próxima etapa foi na sexta-feira, 22, com os 150 quilômetros ente Lages e Urubici. Depois seguiu no sábado,23, com mais 83 quilômetros entre Urubici e o mirante da Serra do Rio do Rastro. E por fim encerrou neste domingo com os 90 quilômetros entre Nova Veneza e Bom Jardim da Serra.

Nos quatro dias de competição os ciclistas passaram pelos municípios de Itá, Concórdia, Campos Novos, Ipira, Piratuba, Criciúma, Capinzal, Lages, Painel, Urupema, Rio Rufino, Urubici, Nova Venza, Nossa Senhora do Caravaggio e Treviso.

unnamed 1

Vento e sol forte na última etapa

A última etapa neste domingo foi caracterizada por sol forte, vento e emoção na serra do Rio do Rastro com mais de 1.421 metros de altitude. O pelotão formado por oito ciclistas integrando os dois favoritos, Ramiro Rincon e Gilberto Gois, se sobressaíram dos demais atletas. No entanto, no início da Serra do Rio do Rastro, o colombiano tomou a dianteira e não perdeu mais a liderança, cruzando a linha de chegada com 2h46min33s, quase cinco minutos à frente do segundo colocado Alan Valêncio Maniezzo, da equipe São Francisco Saúde/Powerade/SME Ribeirão Preto, São Paulo.

“Estou encantado com esta competição. Eu não conhecia a Serra do Rio do Rastro e afirmo que ela já é considerada por mim a sétima maravilha do mundo”, disse no pódio Rincon. Sobre a vitória na última etapa ele disse que estava tranquilo. “Minha estratégia deu certo e fui campeão. Estou muito feliz em poder participar de uma competição tão importante no Brasil”, finalizou.

João Carlos Andrade, presidente da Federação Catarinense de Ciclismo, considerou a competição positiva. “Deu tudo certo, não houve acidente entre os atletas, as equipe gostaram das etapas, enfim, saiu tudo dentro do planejado. E fico feliz em poder organizar mais uma vez um evento que está entre os mais importantes do nosso país”, destacou.

A 25ª edição do Tour de Santa Catarina foi promovida pela Federação Catarinense de Ciclismo com apoio do Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Confederação Brasileira de Ciclismo.

Francine Ferreira – Antonio Prado


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo