FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Centros de Referência contra o Zika Vírus serão organizados na Região Carbonífera

foto 4

Gerência Regional de Saúde promoverá ação preventiva com apoio das Secretarias municipais. Hospitais São Donato e Materno Infantil Santa Catarina receberão os possíveis pacientes.

Centros de Referência para atenderem gestantes e lactantes que possam ter sido infectados com o Zika Vírus serão organizados e preparados, nos próximos dias, para estes casos específicos na Região Carbonífera. A ação preventiva é promovida pela Gerência Regional de Saúde de Criciúma, com apoio das Secretarias municipais, e foi debatida na tarde desta quinta-feira, 17, em videoconferência no auditório da 21ª Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional.

A gerente Regional de Saúde de Criciúma, Lisiane Tuon, explica que a região está seguindo os moldes da Secretaria de Estado da Saúde. “É uma atividade conjunta, também, com o Ministério da Saúde, para criar uma ação de combate rápida e eficaz, tanto aos focos dos mosquitos, quanto aos primeiros atendimentos a possíveis pacientes que precisem”, completa.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Net Lider
Maderonchi

O Hospital São Donato ficará responsável por atender as gestantes que possam ter contraído o Zika Vírus. Já o Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) irá atender lactantes, que por ventura, também necessitem.

Entenda como funcionará o atendimento

O processo de atendimento de possíveis pessoas que tenham contraído o Zika Vírus começará na Atenção Básica dos municípios de abrangência da SDR Criciúma. “Caso os médicos das unidades de saúde das cidades avaliarem que a situação precisa de mais análise, a gestante será encaminhada para o Hospital São Donato”, afirma Lisiane.

Chegando ao hospital, a paciente será atendida por uma equipe de profissionais capacitada para realizar esse procedimento em específico. “Teremos médicos, enfermeiros, obstetras e pediatras que serão treinados para seguir um fluxograma de ações estabelecidas para serem feitas no caso de uma mulher grávida, com suspeita de estar com o Zika Vírus”, argumenta a gerente assistencial e de enfermagem do São Donato, Fabiane da Silva Filisbino.

No caso de a gestante ganhar a criança, será colhido o sangue do cordão umbilical, e depois disso, o recém-nascido irá para o Hospital Materno Infantil Santa Catarina, ter sua situação acompanhado até sair o resultado dos exames. “É uma forma de criar um fluxo de protocolo de atendimento e agilizar o diagnóstico e tratamento dos pacientes”, ressalta o responsável por cuidar destes casos no HMISC, neuropediatra Eraldo Belarmino Júnior.

Caso a gestante ainda não esteja no momento de dar a luz, será direcionada para um acompanhamento em Florianópolis.

Ação das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária

Enquanto todo o processo de acompanhamento dos possíveis pacientes será feito nos hospitais, as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária trabalharão no combate ao mosquito. “A partir do momento em que se identificar um caso, as vigilâncias vão atrás do vetor, que é o Aedes Aegypti, fazendo buscas e fiscalizações ainda mais intensas por toda a cidade em que a paciente morar, e até mesmo em toda a região”, finaliza a gerente Regional de Saúde.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo