FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Luto

Celebração em Forquilhinha recorda legado de Dom Paulo Evaristo Arns

Celebração Dom Evaristo 1

Uma missa na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus, em Forquilhinha, foi celebrada em homenagem ao cardeal Dom Paulo Evaristo Arns. A celebração, que iniciou às 8 horas desta sexta-feira, foi presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, concelebrada pelos freis franciscanos da paróquia e por outros padres diocesanos.

Dom Jacinto disse que Dom Paulo Arns marcou a história da igreja e do país e destacou sua luta, humildade e simplicidade, que o fizeram próximo do povo. “Nós queremos lembrar, sobretudo, desta pessoa que doou sua vida para a igreja. Toda a vida foi doada num sentido muito especial, de testemunho. Como hoje nos fala o evangelho, Jesus dá seu testemunho pelas obras. Nós sabemos que Dom Paulo viveu numa época não muito fácil, nem na igreja nem fora dela, onde teve que lutar por tantos para a liberdade e pela democracia. Este legado que ele nos deixa deve ser um estímulo para todos nós continuarmos nossa missão e nunca pensar que não temos nada a contribuir”, frisou o epíscopo.

Dom Jacinto recordou um dos maiores legados da trajetória de Dom Paulo, ao lutar pela vida de muitos que sofreram com a repressão durante a Ditadura Militar. “Ele, muitas vezes, não teve medo de se colocar frente as autoridades da época e pedir para que liberasse pessoas que, a gente sabe, não teriam vivido se não fosse a presença dele, a autoridade que exercia, tão positivamente, a serviço das pessoas, não olhando a fé delas”.

Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Maderonchi

Homenagens

O final da missa foi marcado pela homenagem da Pastoral da Criança, através de irmã Marinês Rech e de outras líderes, que ergueram um cartaz com a foto do cardeal. “Graças a Dom Paulo, nasceu, na igreja, a Pastoral da Criança. Se ele dizia que ‘a Palavra de Deus acorda forças e nos transforma’, foi por isso que, com a iniciativa de Dom Paulo, esta pastoral teve e tem uma grande repercussão no Brasil e no mundo. Ele merece, neste momento, o nosso profundo reconhecimento, ao fazer com que todas as crianças, principalmente as menos favorecidas, pudessem ter vida e vida em abundância”, disse a religiosa, que conclamou a assembleia a dar uma salva de palmas em sua homenagem.

Entre os familiares presentes na celebração, esteve o sobrinho de Dom Paulo, Adalberto Arns. Ele é um dos poucos que permaneceu na cidade, sendo que a maior parte da família Arns hoje reside em Curitiba (PR). Adalberto recordou a última vez em que o Cardeal esteve em Forquilhinha, há mais de dez anos e que, na ocasião, foi seu motorista, cumprindo-lhe o desejo de levá-lo para rever antigos pontos da cidade. “O que mais me marcou nessa visita foi que ele quis ver o rio onde tomavam banho (Rio Mãe Luzia) e disse que esse rio estava morto, muito feio”, contou o sobrinho, referindo-se ao rio onde as crianças da família Arns costumavam banhar-se e brincar, no tempo que residiam em Forquilhinha.

Francine Ferreira – Bibiana Pignatel

Igreja Matriz
Celebração Dom Evaristo


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo