Óticas Carol 2
Óticas Carol
Segurança

CBAE: primeiro passo para quem quer ser um bombeiro comunitário

Odonto Excellence

Curso Básico de Atendimento a Emergências está com inscrições abertas em todo Sul catarinense.

Pessoas que desejem aprender mais sobre primeiros socorros e prevenção de incêndios, e consequentemente contribuir com o trabalho do Corpo de Bombeiros na região, podem se inscrever no Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE). A capacitação é o primeiro passo para quem quer, futuramente, se tornar um bombeiro comunitário.

Em Forquilhinha, o quartel do município está oferecendo 25 vagas para moradores ou pessoas que trabalham na cidade ou em Nova Veneza.

Coopera
Spilere Serralheria
Dengo Produtos de Limpeza
Thiago Auto Lavação
Ri Cred
Anunciar 2017 – 200px

Já em toda a área de abrangência do 4º Batalhão de Bombeiros Militares (BBM), além de Forquilhinha, outros oito quartéis abriram editais para o CBAE: Criciúma, Urussanga, Morro da Fumaça, Içara, Araranguá, Sombrio, Turvo e Passo de Torres. O período de inscrições segue até o dia 20 de março e as vagas são limitadas, distribuídas por ordem de chegada.

Conforme o chefe da Seção de Instrução e Ensino do 4º BMM, capitão Samuel Ambroso, o planejamento é para que sejam realizados três cursos básicos durante o ano de 2018, sendo que ao fim dos três, uma turma será selecionada para o avançado. “Primeiramente a pessoa faz a capacitação básica, depois a avançada e um estágio, para então poder se tornar um bombeiro comunitário”, explica.

O principal objetivo do CBAE, segundo o edital lançado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, é “promover a capacitação da comunidade para agir em situações de emergência, atuando na primeira resposta, evitando ou minimizando consequências desastrosas, bem como selecionar membros da própria comunidade para atuar como bombeiros comunitários, após a conclusão de todas as etapas necessárias”.

“É um trabalho que, no futuro, servirá também para contribuir com o efetivo dos quartéis, já que os bombeiros comunitários podem atuar por 120 horas semestrais, com base na lei do voluntariado, auxiliando o trabalho dos militares”, argumenta o capitão Samuel.

No Curso Básico de Atendimento a Emergências, os alunos são capacitados durante 40 horas de aula com noções de primeiros socorros, extinção de incêndios, percepção e gestão de risco e atuação inicial em acidentes, bem como sobre sistemas preventivos contra incêndios.

As inscrições devem ser feitas no site do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, na aba de “Cursos ao Cidadão”.

Interessados devem cumprir pré-requisitos

Para se inscrever, de acordo com o edital, é preciso ter no mínimo 18 anos até o iinício do curso; estar em dia com suas obrigações legais; ser alfabetizado; não ter concluído o CBAE em alguma outra Organização de Bombeiros Militar de Santa Catarina; e ter boa conduta comprovada por certidões das Justiças Comum.

Além disso, o candidato também não poderá fazer uso ou possuir dependência química de drogas ilícitas de qualquer espécie; ter relacionamentos com pessoas que possuam antecedentes criminais; nem ter praticado algum ato atentatório à moral e aos bons costumes.

Quantidade de vagas por cidade

  • Criciúma: 25 vagas para moradores ou trabalhadores de Criciúma, Siderópolis e Treviso;
  • Forquilhinha: 25 vagas para moradores ou trabalhadores de Forquilhinha e Nova Veneza;
  • Urussanga: 25 vagas para moradores ou trabalhadores de Urussanga e Cocal do Sul;
  • Morro da Fumaça: 25 vagas para moradores ou trabalhadores de Morro da Fumaça;
  • Içara: 25 vagas para moradores ou trabalhadores de Içara e Balneário Rincão;
  • Araranguá: 35 vagas para moradores ou trabalhadores de Balneário Arroio do Silva, Maracajá e Araranguá;
  • Sombrio: 25 vagas para moradores ou trabalhadores de Sombrio e Santa Rosa do Sul;
  • Turvo: 30 vagas para moradores ou trabalhadores de Turvo, Meleiro, Morro Grande, Timbé do Sul, Ermo e Jacinto Machado;
  • Passo de Torres: 25 vagas para moradores ou trabalhadores de Passo de Torres, São João do Sul e Praia Grande.
Francine Ferreira

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Anuncie FN 2017
Dengo Produtos de Limpeza
Spilere Serralheria G
Coopera Rodapé
Topo