FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Cavalo não quer mudar

eduardo madeira

O primeiro princípio que você precisa ter antes de ler essa coluna é o seguinte: esquema tático é uma coisa, modelo de jogo é outra. O esquema é o número, o 4-4-2, o 4-2-3-1, 4-1-4-1, 4-3-3, enfim. São números, muitas vezes, vagos e que apenas lhe fazem ter um entendimento inicial do que verá em campo. Modelo de jogo trata do comportamento do time e de seu posicionamento no gramado. Ou seja, os “três volantes” ou “três zagueiros”, muitas vezes taxados como defensivos, ou os “três ou quatro atacantes”, tidos como ofensivos, dependem única e exclusivamente da proposta de atuação para ser desta maneira.

Tido isto, cabe o contexto: o técnico do Criciúma, Roberto Cavalo chamou a atenção de quem acompanha o clube ao começar a treinar a equipe com uma espécie de 3-4-3 (ou 3-3-1-3). No jogo-treino diante do Atlético Tubarão, que acabou empatado por 1×1, o Tigre foi escalado com três zagueiros (Raphael Silva, Ferron e Diego Giaretta), três volantes (João Afonso, Dodi e Barreto) e apenas Juninho na armação. Outra novidade foi a participação de Roberto e Niltinho como alas. Mudança? Não, manutenção de proposta de jogo e tentativa de correção de erros estruturais.

Com três zagueiros, Cavalo parte do princípio equivocado de que “quanto mais gente atrás, melhor defenderei”. O detalhe é que são três zagueiros relativamente lentos e sem qualidade no passe, o que tende a manter a proposta de bola longa e passes laterais.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Contape
Credisol

Na presença de três volantes, Cavalo demonstra a intenção de sustentar atrás e liberar na frente. Parece básico, mas é um conceito que deixou de ser utilizado por times de alto nível há algum tempo. Hoje, todos defendem, todos atacam. Não existe mais espaço para meia que só joga com a bola no pé e volante que só desarma. Ao impor três volantes, é entendido que os três volantes vão trancafiar a entrada da área para liberar os homens de frente.

Já a ausência dos laterais – ou alas – me dá a entender que Cavalo pretende liberar Roberto e Niltinho para o jogo ofensivo e prender os volantes na cobertura, outro conceito considerado ultrapassado e inutilizado. Além disso, deixa claro que, ao liberar os extremos ao ataque, continuará insistindo nas jogadas de linha de fundo e nos cruzamentos.

Estou bastante decepcionado com a intertemporada do Criciúma. Cavalo parece pouco disposto a mudar e a direção parece menos propensa a ajudar nessa mudança. O clube segue se reforçando em setores lotados de atletas (Jocinei reforça o meio-campo, cheio de opções e Yago será mais um dos extremos que Cavalo tem) e deixando setores como as laterais desguarnecidas.

Não creio em rebaixamento, como os mais catastrofistas já preveem, mas não consigo ver o Criciúma subindo. Direção e técnico não colaboram para este cenário, o que é uma decepção, vide que o nível da Série B está baixo. Uma pena, porque a chance chegou a ser real, mas o clube não se ajudou.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo