FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Coronavírus

Catarinenses receberão SMS sobre pessoas infectadas com Covid-19 nas proximidades

apresentacao de plataforma 20200410 1244704521

O Governo do Estado criou um núcleo intersetorial de inteligência de dados para ajudar na tomada de decisões dos agentes públicos durante a pandemia da Covid-19 em Santa Catarina. Parcerias estão sendo estabelecidas com entidades como a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e o Social Good Brasil para qualificar a base de dados, fornecendo análises, modelagens e predições. Também serão aditadas ferramentas tecnológicas voltadas à prevenção e ao enfrentamento da Covid-19.

No caso da parceria com a ACM, o primeiro serviço disponível para os cidadãos será o envio de uma mensagem de celular (SMS) quando houver um caso confirmado da doença num raio de 200 metros da sua residência. As mensagens serão enviadas a partir deste sábado, seguindo o modelo abaixo:

“O Governo de SC informa: Caso confirmado de COVID19 perto de sua residência (Número do CEP). Se puder, fique em casa. Se sair, use máscara. www.coronavirus.sc.gov.br”.

Credisol
Net Lider
Maderonchi
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

Da parceria com o Social Good Brasil, resultará a adoção de um modelo epidemiológico baseado na ferramenta utilizada pelo Imperial College, de Londres.

“Nossas decisões são tomadas de uma maneira muito responsável. A criação do núcleo de inteligência de dados ajudará Santa Catarina a seguir com as boas práticas nesse momento de enfrentamento ao novo coronavírus”, afirmou o governador Carlos Moisés.

Para o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca, que está liderando o núcleo de inteligência de dados, o principal benefício das ferramentas tecnológicas é servir como base para o gestor público no momento decisório.

“Buscamos que todas as decisões sejam balizadas por informações e conhecimento. Dessa maneira, elas gerarão resultados. Com as parcerias já citadas, passamos a adotar um modelo epidemiológico que nos ajudará a montar cenários e acompanhar de maneira mais clara toda essa situação”, disse Tasca.

Boletins mais detalhados

A partir do uso de uma ferramenta de Business Inteligence (BI), que foi mostrada pelo governador Carlos Moisés na coletiva desta sexta-feira, o Governo do Estado passará a divulgar boletins mais detalhados sobre o avanço da Covid-19 em Santa Catarina, com a evolução dos casos por cidade, entre outras informações.

apresentacao de plataforma 20200410 1693469044

Para o governador Carlos Moisés, a iniciativa faz parte do esforço de transparência da administração estadual durante a pandemia.

“O Estado está fazendo todo o possível para manter a população bem informada neste momento. Também é importante reforçar que contamos com a colaboração dos catarinenses para que as medidas deem certo. Todos são corresponsáveis. Ficar em casa ainda é a melhor opção para evitar um contágio acelerado”, disse o governador.

Redação – Secretaria de Estado da Comunicação


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo