FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Casan dá dicas para economizar água

casan

Para estimular o uso consciente de água, a Casan começou uma nova campanha. A mensagem é simples: todos precisam fazer a sua parte.

A Casan está investindo em obras para ampliar o abastecimento. Uma delas é o Sistema Flocodecantador, equipamento em operação desde o Natal e que vai ampliar em 50% a capacidade de tratamento de água para a Grande Florianópolis. O Projeto Rio Chapecozinho, cuja obra se inicia em 2016 no Oeste do estado, vai garantir água à região pelos próximos 40 anos.

Para cada um fazer a sua parta, é possível ter ideia do desperdício olhando a fatura do mês. Ela traz todo o volume registrado pelo hidrômetro – portanto, você paga não só pelo que consome efetivamente, mas também o que desperdiça com o mau uso e o que vai embora com pequenos vazamentos não identificados em torneiras e vasos sanitários.

Credisol
Maderonchi
Contape
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza

Confira algumas dicas que vão melhorar a economia de sua família, além de evitar o desperdício:

– Respeite a capacidade do imóvel: Se uma residência foi projetada para seis pessoas, sua capacidade de abastecimento de água também está dimensionada para essa ocupação.

– Evite alugar o imóvel para um número de hóspedes superior ao seu limite.

– A reserva domiciliar é fundamental para evitar a falta de água em uma residência. Para definir o tamanho da caixa de água, considere 200 litros por dia por pessoa. E lembre-se: se você aluga seu imóvel, ou recebe muitos familiares, é importante aumentar a reserva.

– Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples, pode gastar cerca de 45 litros de água por dia.

– Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova, toalha de papel, guardanapo ou esponja e jogue no lixo.

– Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los. Ensaboe toda a louça e depois enxágue todas as peças.

– Aproveite a água da chuva para aguar as plantas e o jardim. As plantas absorvem mais água em horários quentes. Opte, portanto, por regar as plantas de manhã cedo ou no fim do dia.

– Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais. Uma mangueira aberta por 30 minutos libera cerca de 560 litros de água.

– Reaproveite a água da sua máquina de lavar para lavar a calçada.

– Feche a torneira quando estiver escovando os dentes ou fazendo a barba. Uma torneira aberta por 5 minutos desperdiça 80 litros de água.

– Não tome banhos demorados. Uma ducha durante 15 minutos consome 135 litros de água.

– Saber ler o hidrômetro é muito simples e pode ajudar a detectar problemas como vazamentos, percebidos pelo consumo fora do normal.

Francine Ferreira – Gerência de Comunicação Social da Casan


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo