FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Geral

Casa de Repouso Nosso Lar é interditada pelo Ministério Público de Santa Catarina

asilo

Ação da Promotoria de Justiça de Forquilhinha interdita a Associação Casa de Repouso Nosso Lar e determina ao Município a transferência dos moradores.

A Associação Casa de Repouso Nosso Lar, localizada em Forquilhinha, foi interditada, a pedido do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), por funcionar clandestinamente e oferecer serviço precário aos residentes. Além de suspender as atividades da instituição, a decisão liminar prevê ao Município o prazo de cinco dias para avaliar todos os internos e encaminhá-los às respectivas famílias ou à entidade adequada a recebê-los.

A liminar atende a ação civil pública da Promotoria de Justiça de Forquilinha e estabelece multa diária de R$ 1 mil caso a associação volte a atender idosos ou pessoas com deficiência sem prévia regularização. Na hipótese do Município descumprir sua obrigação, será multado diariamente em R$ 500.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Maderonchi

As irregularidades foram constatadas em inquérito civil conduzido pelo Promotoria de Justiça. Conforme o apurado, a entidade não possuía os alvarás sanitário e do Corpo de Bombeiros, a inscrição no Conselho Municipal ou Estadual do Idoso, não oferecia serviço de nutricionista e os funcionários não eram capacitados para trabalhar com idosos e incapazes. Também foi identificado que a associação não promovia ações de integração com a comunidade nem atividades ocupacionais ou de reatamento de vínculos familiares.

Com base no Regulamento Técnico para o Funcionamento das Instituições de Longa Permanência para Idosos (RDC/ANVISA n. 283/05), o representante do MPSC descreve, na ação, que nenhuma das normas mínimas necessárias ao funcionamento previstas na legislação eram cumpridas pelos administradores. “A situação constatada autoriza a adoção de providências no sentido de promover a suspensão das atividades da instituição, devido aos riscos à integridade física e psíquica dos idosos lá abrigados”, destaca.

O pedido do Ministério Público foi acolhido, nesta terça-feira (12/04), pela Vara Única da Comarca de Forquilhinha. Segundo a decisão, os elementos apresentados comprovam que a instituição não tem condições físicas adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade, segurança e não oferecem um ambiente digno aos pacientes.

Dessa decisão cabe recurso.

Para a direção da Casa de Repouso Nosso Lar a acusação não traz informações verdadeiras sobre a atual situação do asilo. Ainda afirma que o local trabalhava com os alvarás já concedidos no ano passado e com profissionais com registro no Conselho Federal de Enfermagem.

Francine Ferreira – Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo