FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Carta de reivindicações pela Rodovia Jacob Westrup será entregue ao governador

francine ferreira

DA POLÍTICA

Alô, governador!

Centenas de pessoas de Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá estiveram presentes para contribuir com a criação de uma carta de reivindicações a ser entregue ao governador, Raimundo Colombo, solicitando a continuidade da pavimentação da Rodovia Jacob Westrup. Conforme planejado, a audiência pública, realizada ontem a noite pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, contou com a participação maciça da comunidade.

Bom para a causa, que se fortalece cada dia mais, à medida que inúmeras lideranças passam a batalhar para que se torne realidade. No fim do ano passado, Colombo já havia prometido liberar mais recursos para essa pavimentação ainda em 2017. Com esse belo empurrão, será que agora sai?

30 06 Audiência Pública

Credisol
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Maderonchi

Aguardando

Com toda a polêmica das últimas semanas na Câmara de Vereadores de Forquilhinha, acabou ficando em segundo plano algum possível encaminhamento a ser dado depois da finalização da Comissão Especial de Inquérito na Casa. Pelo parecer da CEI, não foram encontradas irregularidades em relação à acusação do vereador, Juares de Oliveira (PP), de que outros vereadores estariam nomeando funcionários comissionados em troca de parte de seus salários. Agora, cabe à Mesa Diretora ou a algum outro vereador decidir se será protocolado algum pedido de punição ao autor da denúncia. O caso segue sendo analisado pelo setor jurídico do Legislativo.

Confirmado I

Depois da convenção, confirmou-se em reunião progressista nesta semana a permanência do ex-vice-prefeito, José Ricardo Junkes, na presidência do PP de Forquilhinha. Com 1º vice-presidente ficou o ex-prefeito, Vanderlei Alexandre; e como presidente de honra, o atual prefeito, Dimas Kammer.

Confirmado II

Confirmada, também, a desfiliação do suplente de vereador, Clênio José Ricken, do PDT de Forquilhinha. Afirmando ter sido motivado pela falta de apoio do partido nas últimas eleições, ele deixa a sigla e – apesar das especulações – diz não ter novo partido definido. Há convites do PMDB, PSB e PR.

Mais hinos

A partir de agora, as escolas públicas e privadas de Forquilhinha deverão executar, pelo menos uma vez por semana, os hinos nacional e municipal. Além disso, uma vez ao mês, o mesmo hino municipal será executado também na sessão do Legislativo. Isso porque foi aprovado, nesta semana, projeto de lei e de resolução de autoria do vereador, Leandro Loch (PSDB), que torna obrigatória as respectivas ações.

Guarda Municipal em Forquilhinha?

Por indicação do vereador, Érico D’Amorin (PSD), surgiu a ideia de se pensar na criação de uma Guarda Municipal em Forquilhinha. A intenção seria aumentar o número de pessoas trabalhando para coibir a criminalidade no município, interagindo com as atividades das polícias Civil e Militar. A indicação do vereador sugere que o Poder Executivo elabore um Projeto de Lei para transformar a proposta em realidade.

DA COMUNIDADE

15 dias

Motoristas, paciência! Em torno de 200 metros. É a quantidade de espaço no Centro de Forquilhinha que ainda precisa receber a rede coletora nas obras de implantação do esgotamento sanitário na cidade. A previsão da Casan é que o serviço, que está sendo realizado em duas frentes de trabalho, seja finalizado em, no máximo, 15 dias. Depois disso, as atividades serão focados na instalação da Estação de Tratamento de Esgoto, cuja construção deve começar no próximo mês.

30 06 Obras esgotamento Sanitário

Sem greve

Hoje é dia de nova Greve Geral pelo país, em forma de protestos contra a corrupção instalada no Brasil. No entanto, em Forquilhinha, servidores públicos municipais não devem aderir à paralisação. A classe deve ser representada apenas por membros do sindicato da categoria. Com isso, diferentemente da primeira mobilização do tipo, as aulas na rede municipal de ensino acontecerão normalmente.

Mutirão

Pelo menos 38 pessoas de Forquilhinha que aguardam por uma cirurgia na fila de espera do Sistema Único de Saúde serão beneficiadas com o mutirão que começa no próximo mês em toda Santa Catarina. Dos 632 procedimentos eletivos a serem realizados na região carbonífera, o município terá direito a 19 cirurgias para oftalmologia (catarata) e mais 19 para outras especialidades.

Ilegal

Algumas comunidades voltaram a registrar a passagem de catadores de lixo não associados à Associação de Catadores de Forquilhinha. Eles agem antes da chegada do caminhão da coleta seletiva e levam o material reciclável que os cidadãos separaram em suas casas. Uma atuação como esta é irregular e, portanto, as pessoas podem denunciar os casos à Fundação do Meio Ambiente. Se possível, essa denúncia deve ser repassada com fotos ou identificação da pessoa. A partir disso, a Fundaf tentará um entendimento com o denunciado, para que ele se una à Acafor ou regularize sua situação como empresa na cidade.

Dia de cooperar

No Dia Internacional do Cooperativismo, celebrado amanhã, a Coopera realiza das às 8h30min às 12h o chamado “Coopera em Ação”. Estarão disponíveis à população na Praça dos Imigrantes Alemães, no Centro de Forquilhinha, serviços como: acuidade visual, corte de cabelo, manicure, maquiagem, adoção de animais, mostra de fotografia, grafite, artesanato, brincadeiras, capoeira, entre outras apresentações.

Dia do Bombeiro Brasileiro

O Dia do Bombeiro Brasileiro é no próximo domingo, 2, mas amanhã os bombeiros comunitários de Forquilhinha e Nova Veneza realizam uma série de eventos para lembrar a data. Inicialmente, às 18h, haverá uma celebração na Igreja Matriz forquilhinhense, com apresentações e benção das viaturas. Na sequência, uma paella de carnes brancas será servida, a partir das 20h30min, no Centro de Múltiplo Uso do bairro Santa Isabel. A intenção é arrecadar recursos para custear as ações voluntárias do grupo.

Corte

São 12 as candidatas que tentarão uma das três vagas – rainha e princesas – para a corte da Heimatfest 2017. O primeiro encontro com a comissão organizadora aconteceu nesta semana e a escolha, propriamente dita, será realizada no dia 29 de julho, durante o Baile do Chope, no Centro de Múltiplo Uso do bairro Santa Isabel.

30 06 Corte Heimatfest

Uniformizadas

Em torno de 180 meninas que participam das escolinhas de vôlei de Forquilhinha receberam gratuitamente camisetas para serem utilizadas nos treinos. É o 11º ano consecutivo que a entrega é realizada. São meninas de 9 a 16 anos que participam dos treinos da modalidade, seja pela prática do exercício ou para competição.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo