FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Campanha de meio de tabela

eduardo madeira

Não chegamos nem na metade do Campeonato Brasileiro da Série B e o torcedor do Criciúma já começa a se conformar com a grande possibilidade de o time não conseguir o acesso à primeira divisão. E a campanha inspira isso. Se a toada for mantida, o Tigre, atual 7º colocado, com 23 pontos, se manterá na metade da tabela até o término da 38ª rodada.

20141545

Vamos pegar dois exemplos práticos e que retratam bem os motivos de estar fora do G4. Dos quatro times que estão dentro, o Criciúma já enfrentou três – Atlético Goianiense, Ceará e CRB – e perdeu para todos eles. Os jogos eram fora de casa, é verdade, mas vale aquela velha máxima de que time que quer subir, precisa somar pontos longe de seu reduto. Dos times de cima, resta enfrentar apenas o Vasco, em São Januário, daqui duas rodadas.

Contape
Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

Virando a tabela, observamos outro fato mais assustador. O Tigre já duelou com os quatro times da zona de rebaixamento (Bragantino, Joinville, Sampaio Corrêa e Tupi) e somou apenas três pontos. O mais estarrecedor é que o Criciúma não venceu nenhum dos quatro, mesmo tendo jogado com paulistas e mineiros em casa. Convenhamos, é inadmissível para um postulante ao acesso.

Os catastrofistas de plantão já falam que o time vai brigar contra o rebaixamento, o que é um tanto quanto exagerado. Se há algo que mantém o Criciúma com uma campanha mediana e digna de sonhar, mesmo que minimamente, com o acesso é seu desempenho em casa. O Tigre é a única equipe que não perdeu como mandante ao lado do Brasil de Pelotas e isso tem feito a diferença. Dos 23 pontos conquistados, 18 vieram no Heriberto Hülse. É a quarta melhor campanha como mandante.

Aí vem um ponto chave deste desempenho carvoeiro. Claro que trabalhar na base do “se” é delicado, mas conquistar três pontos em casa diante de Bragantino e Tupi estava dentro do script do Tigre, e isso não foi seguido. O reflexo é visto na tabela. Hoje, a distância para o G4 é de seis pontos. Se vencesse os dois jogos que empatou, estaria em 5º, com 27, apenas dois atrás do Atlético Goianiense, primeiro time dentro da zona de classificação para a elite.

Não se engane. Perder para Atlético, Ceará e até para o CRB fora de casa está dentro de um script de “derrotas aceitáveis”. O que não poderia ter acontecido foi a perda de pontos para times da parte baixa da tabela, especialmente jogando em casa.

Até o final do turno, restam três jogos bastante difíceis, começando na sexta-feira, dia 22, contra o Paraná, no Heriberto Hülse. A equipe paranista está em 5º, luta pelo acesso e tem a terceira melhor campanha como visitante. Em seguida, compromisso fora contra o Vasco, equipe mais forte da Série B. Para fechar, o Paysandu, em casa, time que está há nove jogos invicto e sem sofrer gols – com seis empates por 0x0, ressalte-se.

Difícil imaginar que o Tigre encerre o turno no G4 tendo uma tabela difícil e uma distância inglória para os times que lá estão. O lado positivo é que Roberto Cavalo terá muitos dias de trabalho. Além desta semana de treinos para enfrentar o Paraná, ele terá outra semana cheia de treinamentos para encarar o Vasco, que será o adversário do outro sábado, dia 30. É hora de colocar o trem nos trilhos em direção de um rumo melhor.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo