FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Bitcoin assistiu ao seu terceiro halving

Captura de tela inteira 13052020 121346.bmp

O Bitcoin assistiu nesta semana ao seu terceiro halving, um fenômeno raro da arquitetura da criptomoeda que acontece apenas uma vez a cada quatro anos. O que acontece é que o Bitcoin, à medida que o tempo avança, fica cada vez mais difícil de se obter. Ou seja, os mineiros da criptomoeda vão receber cada vez menos recompensas pelo seu trabalho. Mas vamos por partes.

O Bitcoin, ao contrário das moedas fiduciárias, não é impresso livremente de acordo com as necessidades dos Bancos Centrais. No caso do Bitcoin não há um banco central. Tudo funciona na blockchain, uma rede descentralizada que obedece a algoritmos matemáticos para garantir o armazenamento de dados e a transferência de informação.

No caso do Bitcoin, foi definido que, de forma a manter a rede ativa, fossem dados incentivos na forma de criptomoeda às pessoas que cedessem o poder de processamento dos seus computadores para validar as transações de Bitcoin – essas pessoas são conhecidas como mineiros. Só que, ao contrário do dinheiro normal, que por ser impresso livremente tende a existir cada vez mais (e com menos valor), no caso do Bitcoin esse processo é controlado.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Credisol
Net Lider

O criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, definiu que nunca iriam existir mais de 21 milhões de Bitcoins. Atualmente já existem em circulação mais de 18 Milhões. No entanto, a sua capacidade máxima só será atingida em… 2140. Por quê? Precisamente por causa do halving. Esse fenômeno faz com que a quantidade de criptomoedas distribuída durante a mineração seja reduzida para metade a cada 4 anos. Logo, as novas criptomoedas a entrar no mercado vão ser cada vez menos, como demonstra o gráfico abaixo.

Até 2140 vamos continuar a ter halvings de 4 em 4 anos, que farão com que o ritmo de entrada de novos Bitcoins seja cada vez mais lento. É por isso que, ao contrário dos Bancos Centrais, que imprimem cada vez mais dinheiro e o tornam cada vez menos valioso, essa criptomoeda tende a ser cada vez mais rara e mais valiosa. Por esse motivo, muitas pessoas optam por investir em Bitcoin, esperando que esse ativo ganhe valor à medida que se torna um bem progressivamente mais precioso.

Os dias antes do halving

A expectativa, como sempre, foi elevada em relação a esse evento. A maioria dos investidores esperava movimentos de preço nessa altura, pois os próprios analistas de mercado sempre antecipam volatilidade em época de halving, já que muitos identificam correlações positivas com a subida do preço da critptomoeda. Prova dessa expectativa são as procuras no Google ao longo do último ano pela expressão “Bitcoin halving”, como mostra o gráfico abaixo.

investir em bitcoin

Assim como o interesse em torno desse evento cresceu, também subiu preço da criptomoeda nos dias que o antecederam. Em fevereiro o Bitcoin alcançou um pico na ordem dos US$ 10.300 e tudo indicava que continuaria a subir, mas o impacto da crise do novo coronavírus cortou o preço da criptomoeda para metade em poucos dias. No entanto, na semana que antecedeu o halving, o Bitcoin voltou a valorizar e aproximou-se dos US$ 10.000, aumentando a expectativa em torno do evento.

A valorização só não foi superior porque, tal como há 4 anos, o Bitcoin voltou a registrar uma queda ligeira de 11% imediatamente nos dias que antecederam o evento.

Então como foi o halving do Bitcoin?

O halving do Bitcoin aconteceu no dia 11 de maio de 2020. Salienta-se que esse foi apenas o terceiro halving na história do Bitcoin, em uma altura em que existem ainda por minerar perto de 3 milhões de Bitcoin de um total de 21 milhões.

As recompensas obtidas com mineração de Bitcoin foram assim reduzidas de 12,5 BTC por bloco minerado para 6,25 BTC, tornando a mineração da criptomoeda menos lucrativa. O evento aconteceu naturalmente e sem qualquer incidente.

Como os investidores de Bitcoin já sabiam que o evento ia acontecer, já tinham de alguma forma refletido o seu efeito no preço da criptomoeda nos dias que o antecederam, não havendo, por isso, uma grande movimentação no valor do Bitcoin logo após o halving. Muitos esperam, no entanto, que essa valorização aconteça ao longo dos próximos meses, razão pela qual o Bitcoin tem chamado novos investidores para o mercado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo