FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

BIM será obrigatório para obras públicas a partir de 2021

bim

Comitês foram formados para disseminar a plataforma pelo Brasil, que pode oferecer redução de custos de até 20%, segundo Governo Federal.

O uso do Building Information Modelling (BIM) será obrigatório a partir de 2021 nos projetos e construções brasileiras. Esse foi o teor do Decreto Presidencial assinado esse ano para democratizar a plataforma no país. Seis meses após o anúncio da medida, os trabalhos de comitês espalhados pelo Brasil se concentram em implantar a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, proposta pelo Governo Federal. Santa Catarina, inclusive, foi o primeiro estado a definir que até 2019 as licitações de obras públicas fossem feitas com a metodologia BIM.

Para o arquiteto criciumense, Adrian Possamai Della, coordenador do Comitê de NBR do CBIM em Santa Catarina, o momento é de reunir esforços. “Estamos juntando esforços no Estado para aperfeiçoar as normas existentes e criar novas de acordo com cada necessidade”, destaca o especialista em BIM. O arquiteto é o único catarinense a ter uma cadeira na assembleia nacional do Comitê da ABNT que visa elaborar as normas técnicas do BIM. “Assumi a cadeira da Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção justamente para auxiliar no gerenciamento desse processo de normalização da plataforma”, complementa ele.

Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape

Revolução na Construção Civil

O BIM é um modelo de gestão de informação da construção que possibilita a criação de um banco de dados e representação virtual do objeto que será construído. De forma digital, os modelos virtuais podem ser visualizados em três dimensões e também em realidade virtual e aumentada. Além disso, o banco de dados da plataforma possibilita o compartilhamento dessas informações entre os diferentes profissionais envolvidos no processo.

De acordo com um dos sócios da Quadro Arquitetura, o arquiteto Thiago Campos, as diversas possibilidades da gestão da informação são os principais ganhos da indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção Civil que estão alinhados ao novo cenário global da Indústria 4.0, Big data e IOT – Internet da coisas. “Trabalhamos o futuro agora. Através metodologias e tecnologias de ponta: criamos, projetamos, analisamos e planejamos todos nossos trabalhos, fazendo todo o possível para que o futuro fique mais “palpável” para o cliente, oferecendo também segurança técnica e assertividade na obra”, sublinha ele.

De olho na redução de custos, aumento na produtividade e assertividade e integração nos processos construtivos, o Governo Federal estipula que a queda nos custos possa chegar a 20%, de acordo com estudos contratados pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Paralelo a isso, conforme pesquisas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a previsão é que a produtividade seja incrementada também em 10%, caso o uso da plataforma cresça 10 vezes até 2028. Alcançadas, essas metas poderão render acréscimo projetado de 28,9% no PIB da indústria da construção.

Democratização do BIM

Adrian menciona, ainda, o desafio de formação de capital humano capacitado na tecnologia “O estímulo à capacitação dos profissionais, especialmente no setor público, será essencial. Além disso, as universidades precisam estar atentas a essa necessidade do mercado e habilitar os acadêmicos de forma que saiam prontos para usar a plataforma. Mas não há como escapar, essa tecnologia precisa ser absorvida pelos profissionais que estejam ligados a Construção Civil”, finaliza ele.

cleardotFrancine Ferreira – Bárbara Barbosa


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo