FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

“Até que a Culpa nos Separe”

fabricia de pelegrini 2017

O livro Até que a Culpa nos Separe, de Liane Moriarty, gira em torno de um acontecimento durante um churrasco na piscina, só que os leitores saberão o que realmente aconteceu quase no final da história, quando tudo é revelado. As protagonistas são as amigas de infância Erika e Clementine, só que esta amizade não foi muito saudável desde crianças até adultas, mesmo assim se dizem muito amigas. Foi quando aconteceu o detalhe principal da história que elas pararam para analisar passado, presente e futuro deste relacionamento e descobriram que não havia tanta afinidade como imaginavam.

Clementine é uma violoncelista, casada, duas filhas, sua vida não é muito regrada, mas vivia bem do jeito que escolheu. Erika era o oposto, contadora e casada, dizia desde adolescente que não queria ter filhos. A experiência de Erika com seus pais não foi saudável, a mãe é uma acumuladora compulsiva, causando transtorno para família e vizinhos. Diante deste drama, a mãe de Clementine se solidarizou com a menina Erika e esta começou a frequentar casa, viajar nas férias e fazer parte da vida de Clementine desde cedo.

O livro intercala presente e passado, mostrando o que as duas amigas estão enfrentando e como chegaram juntas até ali. O acontecimento é como um gatilho e faz com que muita coisa mude na vida dos personagens. E não é só isso… Erika faz um pedido estranho e constrangedor para Constantine que diz que dará a resposta em breve. A família Tiffany, Dakota e Vid são os anfitriões do churrasco e tudo acontece na casa deles. As risadas, a diversão, bebida, jogo de sedução e outros fatores vividos no momento deixam todos os envolvidos se sentindo culpados pelo que aconteceu e versões que os fariam escapar desta falha são recriadas nas mentes.

Net Lider
Maderonchi
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Esta resenha é difícil de escrever sem revelar o que realmente aconteceu naquele churrasco. Um dos diferenciais do livro é este suspense, mesmo que a imaginação ajude a identificar. Mas o interessante na história são as mudanças de comportamentos, os traumas que afloram, os sentimentos escondidos e não admitidos durante anos que surgem e muito mais. A autora consegue mostrar como amizades e relacionamentos podem ser frágeis, que a falta de afinidade pode distanciar as pessoas, que relacionamentos (qualquer tipo) precisam de diálogos para sobreviver e se fortalecer e ainda que a mudança faz parte da vida.

atequeaculpanossepare

Até que a Culpa nos Separe, de Liane Moriarty – 464 páginas.

Livraria Fátima

Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo