FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Argel começa a perder as convicções

eduardo madeira

Foi-se o tempo em que para um time se entrosar fosse preciso repetir a escalação constantemente. O ritmo intenso de jogos e o calendário esdrúxulo proposto por CBF e federações, com uma bisonha pré-temporada de menos de duas semanas, são algumas das razões para que os técnicos mexam com frequência.

Além disso, o futebol evoluiu de uma tal maneira que os clichês “treino é treino, jogo é jogo” e “em time que está ganhando não se mexe” não existem mais. Treino é ambiente competitivo e dali se molda um modelo de jogo para aplicar com a equipe, independente de quem esteja na formação titular.

Para encarar o Guarani, pela 5ª rodada do Campeonato Catarinense, o técnico Argel Fucks, do Criciúma, promoverá simplesmente seis alterações em relação ao time que perdeu por 3 a 1 para o CSA. Marlon e Zé Carlos saem por suspensão (entram Enzo e Lucas Coelho); Nino dá lugar a Fábio Ferreira, que retorna de lesão; já Suéliton, Eduardo e Mailson entram nas vagas de Natan, Alex Maranhão e Nicolas, todos por opção técnica.

Net Lider
Contape
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Aí vem o X da questão.

Argel não está mexendo por convicção. Ele está atirando pro céu para tentar acertar algo. No primeiro parágrafo cito que dentro de um modelo de jogo organizado, mexa-se quantas peças que for, o time seguirá com um mesmo padrão. No Criciúma, porém, a ideia é mudar esse padrão, como o próprio Argel admitiu em entrevista coletiva – o time que queria vencer o CSA de qualquer maneira vai “fechar a casinha” contra o Guarani.

A mudança de padrão já é vista no desenho tático. Do 4-1-4-1, Argel parte para o 4-2-3-1, voltando a ter dois volantes. Aliás, na primeira linha central, já há outra mudança fundamental de características. Liel e Jean Mangabeira, que já atuaram juntos por ali, não tem 75% de aproveitamento em passes certos, segundo Sofascore. Eduardo, que jogou apenas contra o CSA por 45 minutos, foi o quinto que mais fez passes e teve 97% de aproveitamento.

Com Eduardo, Argel provavelmente queira que o Criciúma consiga articular o jogo por dentro, sem depender tanto dos cruzamentos. O Foot Stats mostra que o Tigre é o segundo time que mais acerta cruzamentos, mas também o que mais erra na Série B. Apesar dos pesares, é a equipe que mais finaliza certo.

Além da notória falta de pontaria (três gols marcados até agora), falta, é claro, repertório ofensivo. Mas aí volta a tal convicção. Apesar de Eduardo poder acrescentar em passe, o pensamento de Argel parece ser “fechar a casinha”, fazer com que a defesa dos nove gols sofridos em quatro jogos passe em branco ao menos uma vez.

E aí volta o papo dos treinamentos. Argel é adepto dos encaixes individuais de marcação. Onde o adversário vai, o marcador vai atrás. Eu, particularmente, não gosto desse sistema, mas respeito quem utilize… Desde que dê certo. Não parece ser o caso do Criciúma, que tem sofrido gols em notórios “desencaixes” – o primeiro gol do CSA é um exemplo. Pode-se mudar quem for lá atrás, sair o Zé e entrar o João e mais uma meia dúzia, o sistema seguirá falho, independente de quem esteja lá.

Fora isso, estranha-me muito as decisões de Argel de um jogo para o outro. Por exemplo, Alex Maranhão foi de titular a nem relacionado. Andrew, que foi uma arma importante no estadual, virou uma das últimas opções no ataque. Mailson já foi de titular intocável a reserva não aproveitado dentro dessa Série B. Repentinamente, Eduardo vira opção para começar jogando.

Sem entrar no mérito das qualidades dos atletas, é a repentina mudança de convicção do comandante que incomoda. Em função disso, o jogo contra o Guarani preocupa muito. Não pelo adversário, tampouco pela fase terrível do Criciúma. Acredito, inclusive, que em condições normais, são dois times que se equivalem. Mas a falta de convicção de Argel me deixa com uma pulga atrás da orelha para esse jogo em Campinas.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo