FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Aprovado projeto que abre créditos suplementares para a Secretaria de Planejamento

francine ferreira

DA POLÍTICA

Suplementação aprovada

Foi aprovado por unanimidade em sessão extraordinária realizada ontem à noite na Câmara de Vereadores de Forquilhinha, o Projeto de Lei do Executivo que autoriza o prefeito, Dimas Kammer, a abrir créditos adicionais suplementares para a Secretaria de Planejamento. De acordo com o projeto, serão transferidos R$ 400 mil das Secretarias de Administração e Finanças e Infraestrutura para a de Planejamento por conta do remanejamento de funcionários que estavam em outras pastas, realizado no início do ano, o que acarretou na falta de dinheiro, agora, para pagamento dos salários dos funcionários.

Sessão

Descontentamento evidenciado

Ainda que tenham votado a favor, os vereadores de oposição não deixaram de evidenciar o descontentamento por conta da existência desse projeto. Alegando falta de gestão das secretarias responsáveis pelo planejamento orçamentário do ano, os oposicionistas questionaram o motivo pelo qual o projeto foi encaminhado apenas no fim de julho, e não no início do mandato, quando a organização da Administração Municipal foi feita.

Contape
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider

Para os doadores

Iniciativa louvável aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Forquilhinha nesta semana. De autoria do tucano Leandro Loch, o Projeto de Lei estabelece que as pessoas que forem doadoras de medula óssea, de órgãos, tecidos e de sangue ficam isentas da taxa de inscrição em concursos públicos do município. No embalo, amos todos virar doadores voluntários!

DA COMUNIDADE

Cidade calma?

Forquilhinha vem sendo palco de crimes há tempos não registrados pelos órgãos de segurança pública do município. A começar pelo de latrocínio ocorrido em torno de um mês atrás, quando uma senhora foi morta a facadas na própria casa, no Bairro Ouro Negro. Depois disso, nesta semana, mais um homicídio na última terça-feira, na Santa Cruz, quando um homem de 31 anos foi assassinado também dentro da própria casa, mas desta vez suspeita-se que de forma enganada, no lugar do irmão, que tem passagens policiais. E por fim, na madrugada de ontem, a agência bancária do Banco do Brasil, no Centro da cidade, foi alvo da ação de uma dupla de caixeiros, que tentaram arrombar um caixa eletrônico, mas fugiram sem levar nada antes de a polícia chegar.

Fato é que o município, por muitos classificado como tranquilo, está deixando seus moradores cada vez mais preocupados. Portões abertos e portas sem trancas, como antigamente? Nunca mais!

De volta à Avenida

Motivo de inúmeros impasses, será atendida neste ano a solicitação para que o Desfile Cívico de Forquilhinha, no dia 7 de setembro, volte a ser realizado na Avenida 25 de Julho, e não mais na Professor Eurico Back. Com início às 9h da próxima quinta-feira, o desfile terá concentração na Rua Arlindo Junkes e contará com a participação de 1,6 mil pessoas, entre elas os alunos das escolas municipais, estaduais e particulares do município, assim como um pelotão da Heimatfest, a Banda Marcial do Colégio Rogacionista e o 28º GAC. Se chover no feriado, a solenidade será transferida para o domingo, 10 de setembro.

01 09 Desfíle Cívico 1

Menos leite

A queda no preço do leite para quem produz e a consequente baixa de custos e produção será tema de debate entre a Epagri e os produtores de Forquilhinha, em uma palestra a ser realizada na próxima terça-feira, a partir das 19h na Casa do Agricultor. O setor, que vinha em uma considerável crescente no município em anos passados, estagnou a evolução devido justamente a essa queda no consumo, ocasionada pelo estado atual da economia. Atualmente, existem em torno de 40 produtores de leite em Forquilhinha.

Pouca água

Falando em assuntos do campo, a estiagem em Forquilhinha está preocupando cada vez mais. A Epagri/Ciram divulgou um alerta ontem, chamando a atenção para o nível de alguns rios em SC. Inúmeros rios estão em situação crítica pelo Estado, e uma das piores situações de toda Santa Catarina está justamente em Forquilhinha. O Rio Mãe Luzia contabiliza, neste momento, 26 centímetros abaixo do nível considerado normal.

28 07 Rio Mãe Luzia

E os agricultores?

Já em fase de plantio ou prestes a colocar as sementes de arroz no solo, os agricultores estão mais que apreensivo por conta da chamada seca. De acordo com a Epagri, não é possível dar uma orientação geral, uma vez que cada produtor rural tem uma realidade diferente do outro. No entanto, é preciso que todos fiquem atentos às condições climáticas: a previsão inicial é que setembro seja um mês com volume considerável de chuvas, seguido por um outubro mais seco, com dias chuvosos perto do fim do mês.

Sem reservatórios

Fato é que esse problema de estiagem poderia ser facilmente resolvido se os agricultores investissem na criação de reservatórios de água no município. São poucos os que, atualmente, possuem essa opção para garantir a quantidade de líquido suficiente para as lavouras. E agora, sem chuvas e sem tempo hábil para seguir por este outro caminho, só resta aos agricultores rezar para que São Pedro não esqueça das plantações forquilhinhenses e mande a tão esperada chuva neste mês.

Somos quase 26 mil

Forquilhinha passou de 25.560 para 25.988 habitantes de 2016 para 2017, registrando um aumento populacional de 1,67% do ano passado para cá. A informação foi divulgada nesta semana, após conclusão de um novo levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Muda o local

Moradores do Bairro Vila Franca que precisarem de atendimento da unidade de saúde nas próximas duas semanas precisarão procurar os serviços na antiga unidade do bairro. Isso porque a nova sede estará fechada para que reparos necessários sejam feitos na estrutura. Com isso, os serviços serão transferidos para o local anterior, sem prejuízo aos pacientes e usuários da saúde.

Mais Slackline!

O campeonato acontecerá em terras criciumenses, mas a promoção é também de um grupo forquilhinhense já bastante conhecido no município. Trata-se do projeto Pés na Fita Cabeça na Escola – Mult Slackline, juntamente com o projeto Southline, que promovem na tarde de amanhã o 1º Circuito Sul Catarinense de Slackline, na Praça do Congresso, em Criciúma. Na disputa, competidores das categorias Iniciante e Amador, e as inscrições poderão ser feitas no dia do evento, com apresentação de um documento de identificação.

01 09 Slackline


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo