Economia

Aprenda a investir em ações do índice Nikkei

A Bolsa de Valores de São Paulo passou a permitir o investimento em futuros do Índice Nikkei, o que pode representar uma boa oportunidade de investidores brasileiros que buscam exposição no mercado internacional

A Bolsa de Valores de São Paulo, a B3, está negociando futuros de empresas que fazem parte do Índice Nikkei 225.

Isso significa que os investidores brasileiros podem negociar hoje a expectativa de preço futuro para ações disponibilizadas pelo indicativo japonês.

Star Seguros
Net Lider
Sabor D,Italia
Posto Bravo
Thiago Auto Lavação
Dengo Produtos de Limpeza

O Nikkei é composto por 225 ações negociadas na Bolsa de Tóquio, sendo 40% do setor de tecnologia. A inclusão desse índice na B3 vem para suprir a demanda de investidores locais que buscam exposição ao índice internacional.

A notícia é especialmente boa para quem já está acostumado a negociar ações na Bolsa de Valores. Embora haja diferenças entre mercado de ações e mercado futuro, a análise técnica segue pela mesma linha para ambos os investimentos. Ou seja, foca na relação de compra e venda para formar o preço dos ativos.

O que é o Índice Nikkei?

O Nikkei Stock Average 225 é um índice de ações ponderado pelo preço, considerado o principal do mercado acionário japonês.

O Nikkei foi criado à época da reconstrução e industrialização do Japão no pós Segunda Guerra, com o objetivo de atuar como um “termômetro” das atividades econômicas japonesas.

Ele é composto por 225 ações, sendo 40% de empresas de tecnologia, incluindo gigantes como Canon, Sony, Toyota, Honda e Mitsubishi e Nissan.

Como investir no Índice Nikkei?

Para investir em ações do índice Nikkei o primeiro passo é entender como funciona o mercado futuro, descrito a seguir.

Depois é importante procurar uma corretora de valores que faça transações internacionais e opere no Japão. Abrir uma conta nessas instituições é bem fácil.

Algumas corretoras têm o processo totalmente on-line e, às vezes, sem a necessidade de um depósito mínimo.

No entanto, serão exigidos alguns documentos. O mínimo que será solicitado ao investidor é cópia do passaporte e do comprovante de residência.

Feito isso, é preciso ficar de olho nas variações do Nikkei e escolher em qual ativo e que quantia deseja investir.

O próximo passo é enviar esse valor para a corretora estrangeira por meio de uma transferência internacional. E aí é só acompanhar o desempenho dos ativos e esperar os lucros.

Por que investir em mercado futuro?

O mercado futuro é um compromisso de compra e venda de ativos a um preço estipulado a ser pago dentro de determinado prazo.

É semelhante ao mercado a termo, no entanto, há variações quanto à liquidação dos compromissos. Ao contrário daquele, este tem ajustes diários nos preços dos contratos.

No mercado futuro são negociados contratos. Ao investir em um produto, a pessoa estará adquirindo aquele ativo para dali algum tempo por um determinado valor.

A pessoa negocia a expectativa de valorização daquele ativo num período específico.

Uma das vantagens desse tipo de investimento é a possibilidade de diversificação, já que não é preciso ficar preso somente a ações, dá para investir diretamente em commodities como milho café e soja bem como em moedas como o dólar ou iene ou índices como o Bovespa e o Nikkei 225.

Outro ponto positivo é a alavancagem, já que não é preciso ter dinheiro para investir. A pessoa deve possuir uma margem de garantia, espécie de valor caução, que é bem menor do valor a ser investido e pode estar em CDB, ações, Tesouro Direto etc.

Trata-se de um depósito que a Bolsa de Valores exige do investidor para que ele possa participar das atividades de compra e venda dos contratos.

Dependendo do ativo escolhido, é possível comprar e vender por até 20 vezes mais do que o valor que a pessoa tem em dinheiro.

Conteúdo produzido por Experta media

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo