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Alimentos para um novo ano mais consciente

As viradas de ano são pródigas em trazer resoluções e promessas. E, entre as mais clássicas, estão aquelas relacionadas à alimentação – fazer uma dieta, eliminar maus hábitos, comer melhor. Certamente todas são válidas, e todas requerem duas coisas – determinação e informação. Sem um desses dois pilares, o esforço se perde, ou ao menos se dissipa. Sobre a determinação, é sempre uma questão pessoal, então há muito pouco que se possa fazer aqui de fora. Mas a informação, por outro lado, pode ser dada.

Sobre dietas e hábitos, melhor deixar os conselhos para médicos e nutrólogos, especialistas no assunto. Recomendamos enfaticamente que sejam consultados antes de qualquer atitude. Já sobre comer melhor, há várias escolhas simples que podem trazer ganhos para você.

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Todo bom alimento tem uma função: trazer mais energia, aumentar o humor ou mesmo melhorar a concentração e a memória, algo especialmente benéfico para profissões que exigem alto nível de concentração, como advogados, desenvolvedores de software, ou mesmo jogadores profissionais de xadrez e pôquer. Saber o que cada alimento oferece é fundamental para fazer melhores escolhas e ter um bom desempenho. Conheça, então, alguns alimentos amigos do seu corpo.

Nuts & berries, como (muito) antigamente

Os alimentos genericamente classificados como nuts (nozes, castanhas, amêndoas, avelãs) e os chamados berries (morango, amora, framboesa, mirtilo) consistiam em uma parte significativa da alimentação do homem pré-histórico. Não era todo dia que se conseguia um mamute, então esses pequenos alimentos seguravam as pontas no dia a dia. Nosso organismo ainda tem a memória genética dos velhos tempos, e ingerir nuts e berries traz, ainda hoje, benefícios como mais fibras, mais nutrientes, mais antioxidantes e redução de colesterol e triglicérides. E ainda ajudam a emagrecer.

Deu branco

Na disputa entre carnes vermelhas e carnes brancas, prefira as últimas. As carnes de peixes e aves são menos gordurosas e mais fáceis de digerir, e ainda oferecem ácidos graxos e ômega 3 em maior quantidade que as primas vermelhas. Além disso, o frango é um verdadeiro coringa na cozinha, com inúmeras possibilidades de corte e uso, para evitar a mesmice no fogão.

A lei do legume

Você pode não gostar. Mas, assim como os impostos, é difícil escapar dos legumes, quando o assunto é uma alimentação saudável. É praticamente uma lei – uma dieta saudável deve incluir um ou vários alimentos desse tipo. Menos mal que há diversas opções e, mesmo que um seja intolerável para seu paladar, haverá opções. A lei é dura, mas é a lei. Porém pode ser saborosa.

Salada salva

Outra vítima constante dos cardápios desequilibrados, a salada precisa entrar no seu prato. Assim como os primos legumes, há inúmeras opções que vão da prosaica alface até o sofisticado radicchio (elegante nome italiano para a endívia). Todas ajudam a saciar o apetite e são fontes de fibras com baixíssimas calorias. Por isso que são tudo de bom. Ache uma folha e um molho que te apeteça para começar e, com o tempo, evolua para as demais opções verdes.

Mais frutas, menos doce. Ou doce de fruta.

Se você é um formigão inveterado, dificilmente vai abandonar ou cortar radicalmente o açúcar. Mas é possível buscar a doçura em opções mais saudáveis. Uma fruta madura tem frutose suficiente para adoçar seu melado paladar. Talvez sua mãe já tenha dito isso algumas vezes, ainda que com outras palavras. Se você não a ouviu, provavelmente não seremos nós que te convenceremos. Nesse caso, apenas tente trocar aquele pavê melequento à base de leite condensado por um doce feito com frutas – uma goiabada, por exemplo. Já vai ser uma evolução.

Love is in the air…fryer

Uma pequena e silenciosa revolução aconteceu nos últimos dez anos, com a popularização das air fryers, aqueles eletrodomésticos que” fritam” sem usar óleo. Tire a gordura de imersão das batatas fritas, e ela se torna um inocente e delicioso tubérculo. E a mágica vale para diversos outros quitutes, antes condenáveis mas, com o advento do preparo com ar quente, passaram a ser opções muito mais saudáveis – pastéis, bolinhos, croquetes, quibes… Tudo sem uma gota de gordura! Se você ama a si mesmo, ame a sua air fryer.

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