FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Aliada do empreendedor, Unesc oferece pesquisa de viabilidade econômica

Ipese 1

Estudos de mercado são alguns dos serviços oferecidos

Tão importante quanto empreender é saber onde se está “pisando”. Um dos aliados para quem quer abrir um negócio é a pesquisa de viabilidade econômica, que aponta questões que vão ajudar o investidor a analisar as reais possibilidades de o negócio dar certo. E este é um dos serviços que o Ipese (Instituto de Pesquisa Socioeconômica Aplicada), do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), oferece às empresas.

Criado em 2011, o Ipese realiza cadastramentos e diagnósticos socioeconômicos, pesquisa de contagem de fluxo de veículos e pessoas, executa PTTS (Projetos de Trabalho Técnico Social) e pesquisas de mercado.

Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Net Lider
Credisol

O coordenador do Ipese, Andrigo Rodrigues, explica que a pesquisa de mercado envolve temas como satisfação do cliente, opinião pública e perfil socioeconômico do cliente, por exemplo, gerando informações para auxiliar na tomada de decisão de empresas como supermercados, indústria dos setores cerâmico, plástico e de alimentos e cartórios das microrregiões da Amurel, Amrec e Amesc. O Ipese presta serviços para empresas como Votorantim, Ferrovia Tereza Cristina e Funasa (Fundação Nacional de Saúde).

Rodrigues afirma que o Ipese também trabalha em parceria com os demais institutos do Iparque, em projetos multidisciplinares, como o realizado para a Funasa, que prevê que a Universidade elabore os Planos Municipais de Saneamento Básico para 12 cidades catarinenses. “A duração dos projetos varia de acordo com os objetivos do cliente. Há pesquisas de mercado que levam um mês para serem concluídas, diagnósticos que levam de três a seis meses e este projeto da Funasa, por exemplo, tem um prazo de dois anos para ser entregue”, comenta.

Campo de estágio

O conteúdo produzido pelo Ipese é utilizado por professores da Unesc em suas aulas, especialmente informações históricas e atualizadas da região. O instituto também é um meio para o aperfeiçoamento dos acadêmicos, seja na condição de bolsista ou de estagiário, na prática da pesquisa com dados primários e secundários.

Rodrigues, que é bacharel em Estatística pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e mestrando em Ciência e Engenharia de Materiais pela Unesc, conta que o Ipese é formado por uma equipe multidisciplinar, com profissionais da área de Geografia, Administração, Economia, Matemática e Comércio Exterior. “Muitos dos funcionários do Ipese vêm dos cursos de graduação da Unesc e começaram como estagiários”, afirma.

Serviços oferecidos pelo Ipese

Pesquisas de mercado

As pesquisas de mercado são realizadas de acordo com os objetivos e público-alvo do cliente, utilizando parâmetros estatísticos para as definições de margem de erro, tamanho da amostra e intervalo de confiança. Exemplos: pesquisas de opinião, de demanda, satisfação de clientes e estudos de localização.

Pesquisas e estudos socioeconômicos

As pesquisas e estudos socioeconômicos correspondem a trabalhos específicos de interesse coletivo regional. Entre os trabalhos desenvolvidos pelo Ipese estão estudos de viabilidade da Barragem do Rio São Bento; pesquisa de fluxo de veículos para a duplicação do trecho Sul da BR–101 e o referencial socioeconômico do EIA-Rima (Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto Ambiental) da Usitesc (Usina Termelétrica do Sul Catarinense).

Estudos setoriais

Os estudos setoriais geram cartas de conjuntura sobre o mercado de trabalho e comércio internacional das microrregiões de Criciúma e Araranguá. Em relação ao mercado de trabalho são consideradas as categorias: gênero, faixa etária, nível de instrução e faixa salarial. No comércio internacional, são considerados: principais produtos exportados/importados, origem/destino do comércio, preços e relações de troca.

Milena Nandi

Ipese 2


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo