FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Agricultura

Agricultura: Tendências do clima e mercado são apresentadas no Seminário do Arroz Irrigado

Agricultura

Especialistas compartilharam as perspectivas para a próxima safra no evento em Forquilhinha.

As tendências do clima e mercado para a próxima safra foram apresentadas por especialistas no Seminário do Arroz Irrigado, em Forquilhinha. Agricultores, técnicos, produtores rurais e pessoas interessadas nas atividades agrícolas acompanharam as informações compartilhadas na quinta-feira, dia 27, no evento realizado pela Epagri, em parceria com o Banco do Brasil e Coopersulca, com o apoio institucional da Câmara de Vereadores.

Clima: Super El Niño deve afetar a produtividade

O engenheiro agrônomo PhD da Epagri, Márcio Sônego, informou que o Super El Niño está em formação e deve afetar a produtividade do arroz na próxima safra em Santa Catarina. “Quando houve o El Niño na safra de 2015 / 2016 e 2018 / 2019, a produtividade do arroz diminuiu em Forquilhinha, segundo os dados da Epagri. E esse ano indica que vamos ter um Super El Niño, o que não é muito favorável ao arroz por falta de sol. Frio não vamos ter, somente o excesso de chuva”, destaca. O El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal do Oceano Pacífico.

Maderonchi
Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape

Mercado: Cenários distintos

Na questão de mercado, o analista da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) falou dos cenários distintos para o arroz, milho e soja. “Na soja, vimos uma oferta equilibrada, estabilidade de preço e com leve tendência de aumento. O milho teve supersafra no Brasil e Estados Unidos e, com o excesso de oferta, os preços não atrativos para o produtor. E em relação ao arroz, temos de forma oposta, um cenário mais restrito de oferta. No mercado internacional há um déficit produtivo, comparado com o consumo mundial, e isso leva a crer que o arroz tenha uma trajetória de recuperação de preço ao longo do segundo semestre”, relata Sérgio Roberto Gomes dos Santos Júnior.

Seminário aprovado pelo público

A participação do público no Seminário do Arroz Irrigado animou os organizadores, que pretendem fazer uma nova edição no próximo ano. O evento também é uma forma de homenagear o Colono e Agricultor que possuem datas comemorativas no mês de julho. “Conseguimos cumprir a proposta do evento e acomodar bem todos os participantes, com uma temática que agrega aos agricultores”, disse o vereador Marcos Rocha Macedo.

“Quanto mais informações os agricultores tiverem, melhor será a tomada de decisão na produtividade”, declara o líder regional do projeto de grãos da Epagri, Fernando Silveira. “Estamos falando de um alimento nobre, 80% dos brasileiros colocam arroz em sua refeição todos os dias. O setor contribui para que cada brasileiro tenha esse alimento na mesa, e para nós da Epagri é um orgulho fazer parte disso”, salienta o coordenador estadual de grãos da Epagri, Douglas George Oliveira.

O gerente do Banco do Brasil, Ricardo Hillesheim, ressalta a importância da atividade agropecuária, que tem 20% do PIB (Produto Interno Bruto) de Forquilhinha. “Esse sucesso está apoiado em quatro pilares: experiência do agricultor, assessoramento técnico da Epagri, tecnologia de ponta com maquinários de primeira linha e apoio financeiro”, pontua. “A nossa lavoura é uma indústria a céu aberto, dependemos muito do clima. Os temas deste seminário foram do interesse de todos”, conclui o presidente da Coopersulca, Arlindo Manenti.

Redação – Filipe Casagrande


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo