FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Política

Aeroporto Diomício Freitas: saída para manter o funcionamento seria parceria público privada

DSC 0015 2

Uma reunião nesta sexta-feira, 21, na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), debateu o futuro do Aeroporto Diomício Freitas, de Forquilhinha. A reunião ainda tratou dos convênios Estaduais e Federais, os atrasos com o transporte escolar e ainda abriu espaço para excedente do concurso da Policia Militar.

Aeroporto Diomício Freitas

A superintendente da Infraero para Aeroporto Diomicio Freitas, Marcia Aparecido da Silva Santos, apresentou números do crescimento do aeroporto. Segundo ela, em 2007, cerca de 13.714 passageiros passaram pelo aeroporto, já em 2015, o número chegou a 80 mil. “Nosso movimento justifica os voos comercial”, afirmou.

O representante da Secretaria de Infraestrutura do Estados de Santa Catarina, o diretor de transportes, José Carlos Muller Filho, disse que a decisão de sair do Diomício Freitas é da empresa Azul. “É uma questão numérica e orçamentária do Estado. Hoje o Estado tem bancado o aeroporto de Jaguaruna e tem bancado parcialmente o aeroporto de Forquilhinha. A tendência é que dois aeroportos não iam sobreviver como aeroportos comerciais”, declarou Muller. O diretor ainda apontou as condições da pista do aeroporto de Jaguaruna, como uma pista maior, e disse que deveríamos aproveitar isso de maneira positiva. “Sai muito caro ter voos comerciais em dois aeroportos tão próximo”, alegou.

Credisol
Net Lider
Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi

Para o presidente da AMREC e prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, as decisões já foram tomadas. “Estamos aqui esperneando”, disse Lei. “Estamos perdendo sim. Se tivéssemos 5 milhões, dos mais de 20 que foram investidos em Jaguaruna, tínhamos um Aeroporto”, declarou.

Uma comissão formada com deputados estaduais da bancada da região sul, deputada Giovana de Sá, representantes da ACIC, CDL, representante da Petrobras e prefeitos da AMREC, deve realizar uma nova reunião no gabinete do Secretário Estadual de Infraestrutura, João Carlos Ecker, ainda no mês de novembro.

Passaredo no Diomício

O representante da Petrobras, Cleber Luiz Fernandes, que trabalha no posto de combustível do aeroporto, disse que irá até a Empresa Passaredo – Linhas Aéreas, no dia 26 de outubro. “Eles têm interesse em entrar em Santa Catarina. O meu pedido é que o Governo (Estadual) não atrapalhe. Se ele manter os bombeiros eles vem”, disse, Cleber.

O voo sairia de Forquilhinha para Guarulhos, em parceria com a TAM. A ideia gira em torno de uma Parceria Público Privada, em que o aeroporto seria cedido pelo Governo do Estado ao município de Forquilhinha, que por sua vez formaria parceria com uma empresa privada para administrar o local.

Excedente do concurso da Policia Militar pedem apoio

Durante a reunião, foi aberto espaço para os excedentes do concurso da Policia Militar. Quem representou o grupo foi Jessica Fernanda Araújo, pedindo apoio dos deputados e prefeitos para que o Governador faça convocação dos excedentes dos concursados de 2015. Hoje eles são em 1.053 excedentes, que segundo ela, foram aprovados na prova escrito, no teste físico e psicológico. Eles pedem moções de apoio a causa por parte das entidades.

O deputado Zé Milton Scheffer, se comprometeu em apoiar a causa, referendando o documento entregue pela comissão as lideranças presentes. Segundo Zé Milton o assunto é de interesse da sociedade, e que irá encaminhar o assunto ao Governador e ao Vice. “Se não for possível chamar, que se prorrogue o período de validade do concurso”, afirmou o deputado.

Ato em Defesa do SUS

A Secretária de Saúde de Cocal, Sinara Crippa Milanez, convocou os prefeitos e deputados a participar do movimento em defesa do SUS, no próximo dia 25 de outubro, às 14 horas no Centro Administrativo. Segundo Sinara é um movimento de todas as regiões do Estado. “Peço para que todos se façam presentes”, solicitou Sinara, informando que o Estado está com repasses atrasados em torno de oitos meses. “Governar está muito difícil. Estaremos em busca para manter os serviços básicos em dia”, assegurou.

Convênios com o Estado

Segundo o Secretário Regional, João Fabris, a região da AMREC foi a que mais firmou convênios, com 106 convênios no valor total superior de 47 milhões. Já foram pagos aos municípios 9,595 milhões. A maioria está sendo feito pedidos de aditivos de prazos. Para ele, a maioria das prefeituras ainda não solicitou os aditivos de prorrogação de prazo. “Se é de interesse continuar com os convênios, que façam os aditivos. Até o ano passado quem dava o aditivo era a secretaria regional, agora é o FUNSOCIAL”, solicitou o Secretario.

Transporte Escolar

Segundo o Secretário Regional, João Fabris, são 6,5 milhões por ano em recursos para o transporte escolar com a região. Fabris admite o atraso com municípios menores em dois meses, mas segundo ele, no dia 23, deve ser paga mais uma parcela, e até novembro ou dezembro, a Secretaria de Educação do Estado deve colocar as contas em dia.

Francine Ferreira – Antônio Rozeng


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo