FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Colunistas

Administração Municipal priorizará pequenas empresas de Forquilhinha em licitações

Francine Ferreira 2017

DA COMUNIDADE

Incentivo econômico

Com objetivo de fomentar a economia no âmbito local e regional, mantendo a arrecadação de impostos e geração de emprego no Sul catarinense, uma regulamentação está sendo publicada nesta semana pelo Poder Executivo de Forquilhinha. Pelo decreto, empresas locais terão tratamento diferenciado, favorecido e simplificado em licitações e contratação com o município.

A partir da iniciativa, terão direito ao benefício as microempresas, empresas de pequeno porte, microempreendedores individuais, sociedades cooperativas de consumo, agricultores familiares e produtores rurais como pessoa física. Quem se enquadra em algum desses itens obterá preferência de contratação pela Administração Municipal mesmo quando os preços apresentados estiverem até 10% acima da proposta de menor valor na licitação.

Além disso, caso não esteja participando nenhuma empresa de Forquilhinha nessa condição, o benefício passará às empresas participantes com sede em algum município da Região Carbonífera (AMREC), do Extremo Sul (AMESC) ou de Laguna (AMUREL).

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Contape

Mais atraso

O impasse envolvendo as câmeras de videomonitoramento que estavam prestes à chegar em Forquilhinha realmente fará com que seja necessário a Administração Municipal realizar uma nova licitação para a aquisição dos equipamentos. Houve discordância em relação às especificações técnicas dessas câmeras e, por isso, todo o processo precisará ser refeito. Com isso, a instalação dos aparelhos atrasará ainda mais. A estimativa é que, dessa forma, as câmeras demorem pelo menos mais dois meses para chegarem ao município.

Nova York

Uma iniciativa importante do Coletivo Catavento está começando a sair do papel, em Forquilhinha. Nesta semana, acadêmicos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc estiveram no Bairro Nova York, avaliando o Campo União, que antigamente contava, também, com um espaço para realização de eventos e encontros da comunidade. Essa estrutura, no entanto, acabou sendo abandonada e, com o tempo e ação o homem, destruída.

O objetivo é, juntamente com a comunidade, criar um novo projeto para a construção deste espaço físico, a se tornar modelo no município. Nesse âmbito, os estudantes da universidade criarão o projeto, ouvindo quem quiser contribuir com sugestões. Posteriormente, a Administração Municipal contribuirá com a busca de recursos para que a obra efetivamente saia do papel.

Dia D

Até o momento, Forquilhinha vacinou apenas 24% do número de crianças de um ano a menores de cinco que precisam receber a imunização contra a poliomielite e o sarampo no município. Ao todo, é necessário dar as doses à 1.387 pequenos. Para reforçar a campanha, as unidades de saúde com sala de vacinação estarão abertas durante todo o dia amanhã, das 8h às 17h. Tratam-se dos postos da Sanga do Café, Santa Ana, Central, Vila Lourdes, Vila Franca, Santa Cruz, Ouro Negro, Santa Libera e Cidade Alta.

Resultado

O pedágio realizado em Forquilhinha em prol da Casa Guido arrecadou R$ 5.482,05. O recurso será revertido para as ações de manutenção da instituição, que presta apoio à crianças com câncer de todo o Sul catarinense e seus respectivos familiares. No município, a ação solidária contou com apoio dos bombeiros comunitários, bem como de diversos voluntários.

pedágio guido 3

Protesto

Buscando fortalecer cada dia mais o vínculo com a comunidade, a Associação Empresarial de Forquilhinha realizará na próxima terça-feira, dia 21 de agosto, uma palestra sobre o Protesto Expresso. Trata-se de uma ferramenta de cobrança de dívidas com baixo custo de inserção de títulos via tabelionatos de protestos, com um sistema online capaz de se integrar com os outros sistemas das empresas. O evento gratuito, e com vagas limitadas, será realizado na sede da ACIF – sala 201 do Edifício Sacara, no Centro – com início às 9h.

DA POLÍTICA

Na disputa

No pleito deste ano, Forquilhinha possui três candidatos cadastrados, sendo dois a deputado estadual e um a federal. Pelo PDT, Rodrigo Minotto busca reeleição ao cargo que já ocupa na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. No mesmo âmbito, o ex-prefeito e progressista Vanderlei Alexandre se candidatou, visando ocupar pela primeira vez uma cadeira na Alesc. Por fim, o atual vereador do município, Célio Elias, quer levar o PT forquilhinhense a um posto na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Estudante Cidadão

A Câmara de Vereadores está finalizando a primeira etapa da segunda edição do Projeto Estudante Cidadão em nove escolas de Forquilhinha, onde mais de dois mil alunos serão contemplados. Neste ano, o tema trabalhado será “O Grande Time”, como forma de estimular a cooperação e o trabalho em equipe. Os estudantes de 1º e 2º anos irão participar de um concurso de desenho, e os de 3º ao 5º ano de concurso de redação.

05 2

Foto: Eliane Gonçalves

Nos cartórios

Com a aprovação de um projeto de lei de autoria do vereador Juliano Arns, os cartórios públicos de Forquilhinha terão que padronizar seus respectivos atendimentos. Pelo documento, os estabelecimentos ficam obrigados a atender cada cliente no prazo máximo de 30 minutos, contados a partir do momento em que ele entra na fila de espera; a disponibilizar um sistema de senhas que registre o tempo de espera do cliente e, no mínimo, dez assentos padronizados, observando a reserva para pessoas com prioridade; a garantir o conforto térmico em todo o ambiente e a observar as normas técnicas de acessibilidade.

O prazo de implantação das adequações será de 120 dias após regulamentação da lei. Depois disso, denúncias de descumprimento poderão ser feitas ao Procon de Forquilhinha.

Municipalização

Voltou à pauta na Câmara, por meio de uma indicação do vereador Maciel Da Soler, a sugestão para que o Poder Executivo estude a possibilidade de municipalizar as Rodovias Estaduais Gabriel Arns, Antônio Valmor Canela e Irineu Bornhausen. De acordo com o parlamentar, a proposta visa obter mais benefícios ao próprio município, que conseguiria gerir melhor os entornos dessas vias.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo