FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Notícias

Como atuaram os vereadores de Forquilhinha no ano de 2018

Plenario

Adenor Pola (PP)

O vereador Adenor Pola (PP), como líder de governo, tem participado diretamente das discussões encaminhadas pelo Executivo, visando sempre o melhor para os forquilhinhenses, seja no setor de infraestrutura, saúde, segurança pública ou educação do município. Ao mesmo tempo, o vereador desempenha seu papel de cobrar e fiscalizar as ações que são realizadas pelo município.

Pola 2

“Na Câmara, eu também tenho participado de debates e da aprovação de projetos importantes para Forquilhinha, como foi o do financiamento para pavimentar acessos fundamentais e que vão contribuir para o desenvolvimento da cidade”, explicou Pola.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Contape
Maderonchi

O vereador ainda destaca sua efetiva participação, levando indicações e requerimentos para o legislativo, além dos projetos de sua autoria que estão tramitando na casa.

Arlei Dondossola (PR)

Em 2018, o vereador Arlei Dondossola (PR) precisou ficar afastado durante seis meses do Poder Legislativo por conta de problemas de saúde. Mesmo assim, no restante do ano, procurou marcar presença nas pautas importantes para a cidade, participando de debates na Comissão de Finanças e também durante as sessões.

Arlei

Além de estar de olho nas necessidades apontadas pelos moradores e levar as reivindicações por meio de indicações e requerimentos, Arlei destaca a proposição sobre a criação da Farmácia Solidária. Segundo o vereador, muitas pessoas têm medicamentos que ainda estão dentro da validade e bem conservados, mas, por não utilizarem mais, acabam jogando no lixo.

“Acho muito difícil quem não tenha um vidro de remédio ou comprimidos em casa. Criando esse programa, outras pessoas poderão ser beneficiadas, principalmente quem não tem condições de comprar esses medicamentos”, pontou o vereador.

Célio Elias (PT)

O vereador Célio Elias (PT) resume 2018 como um ano de muito trabalho. Ele esteve presente em todas as discussões relevantes para Forquilhinha. Destaque para o projeto de lei que proíbe servidores em estágio probatório, ocuparem cargo de confiança ou receber FG – Função Gratificada. “Acredito que isso vai trazer transparência e moralização para o serviço público”, disse o vereador.

Celio

Célio Elias também teve a iniciativa de marcar uma audiência pública por conta das obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário em parte do município, o que provocou a suspensão temporária da cobrança da tarifa. O vereador ressalta ainda sua participação no impasse envolvendo as rematrículas de estudantes de Forquilhinha em escolas criciumenses e a aprovação do financiamento de 26 milhões, que vai trazer melhorias na infraestrutura do município, além das homenagens realizadas pelo legislativo.

Ivoney Córneo (PP)

O vereador Ivoney Córneo (PP) esteve à frente da Secretaria de Obras de Forquilhinha por mais de um ano e sempre demonstrou preocupação com os problemas de infraestrutura, buscando resolver o mais rápido possível para não prejudicar os munícipes.

Ivo

Na Câmara de Vereadores não é diferente. Ivo está sempre envolvido nas discussões da cidade, participando ativamente para aprovação de projetos que tragam uma melhor qualidade de vida aos moradores. “Procuro estar sempre atento às reivindicações das comunidades para levar os pleitos dos moradores até a prefeitura”, reforçou o vereador.

Ele também é autor do projeto de lei, que ainda tramita na casa, que proíbe em eventos, lançamentos ou inaugurações de obras públicas organizadas pela Administração Municipal, o manuseio, a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifícios ou artefatos pirotécnicos.

Juares de Oliveira (PP)

O vereador Juares de Oliveira (PP) esteve presente em todos os debates envolvendo a cidade. Ele cita a participação em diversas indicações e requerimentos feitos em 2018. “Uma das coisas que batalhei foi pela legalização dos terrenos no município, que iniciou depois de uma indicação que fiz”, disse o vereador.

Juares

Juares também destaca a participação para a construção da creche no bairro Santa Cruz e o requerimento que originou a construção de uma escola nova no Jardim Eldorado, no bairro Santa Líbera. O vereador foi defensor do projeto do executivo para o financiamento de 26 milhões que será usado para a pavimentação de diversas vias públicas.

Além de fazer a indicação para substituição da pavimentação da Rodovia Vante Rovaris, da pavimentação da Ema de Césaro Cavaler e da Adelina Rosa Bosa Búrigo. Juares de Oliveira destaca ainda que esteve ao lado do executivo em diversos projetos que beneficiarão a população forquilhinhense.

Juliano Arns (PDT)

No segundo ano do seu mandato como vereador, Juliano Arns (PDT) demonstrou ativa colaboração nos debates do legislativo e das demandas que vieram do Executivo. Durante 2018, é importante destacar a implantação do Protocolo Digital, como forma de organizar e dar mais transparência às ações da Câmara Municipal.

Juliano

Também partiu dele, a criação de uma Comissão de Ética e Decoro Parlamentar. “É um instrumento que a população tem para cobrar se alguém se exceder ao usar a tribuna e descumprir o juramento que fizemos aqui”, explica Arns.

O vereador ainda aponta a criação do projeto de lei para padronização do atendimento nos cartórios do município, principalmente no que diz respeito a acessibilidade, e a sua postura firme, em especial, diante de projetos como a criação de cargos efetivos na Administração.

“Em relação às discussões, apesar do comportamento de alguns vereadores, assuntos que são centrais sempre se busca um entendimento. E mesmo que não haja um consenso geral e que vá a plenário, todos respeitam a questão matemática, ou seja, o voto da maioria”, ressalta Juliano Arns.

O vereador também contribuiu com uma indicação para coleta extraordinária de lixo fora do padrão, como o descarte de móveis e ferragens, além de um projeto para suprimir as sessões secretas do regimento interno.

Érico D’Amorim (PSD)

Em seu terceiro mandato, o vereador Érico D’Amorim (PSD), também teve uma atuação forte nas principais pautas discutidas em 2018, como foi em anos anteriores e em outras legislaturas.  Como presidente da Comissão de Finanças, o vereador está sempre atento aos projetos de lei, tanto do legislativo quanto do Poder Executivo. Levantou vários questionamentos, como por exemplo, em relação à criação de cargos na Administração, a solicitação de empréstimo para a pavimentação, entre outros projetos de impacto para a cidade.

erico

“A gente está sempre batalhando pelo enxugamento da máquina, como uma forma de eliminar gastos e para sobrar recursos para investimentos no município”, pontou o vereador. Érico D’Amorim também ressalta pedidos feitos ao Executivo, atendendo às reinvindicações da comunidade, como a solicitação para o atendimento em tempo integral no Paço Municipal e a contratação de monitores para os ônibus escolares.

Leandro Loch (PSDB)

Um dos vereadores mais jovens de toda história da Câmara Municipal de Forquilhinha, Leandro Loch (PSDB) tem exercido com maturidade seu papel de fiscalizador no Poder Legislativo. Assim como no ano passado, 2018 também foi de muita luta em busca de recursos para o município.

Leandro

Destaque para as emendas que o vereador trouxe, por meio de deputados e senadores, de quase um milhão de reais. “Além disso, a gente sempre procura cumprir com a nossa obrigação de agentes fiscalizadores, votar a favor de projetos que forem para o bem do município e contra aquilo que acreditamos não ser necessário”, destacou Loch.

O vereador está sempre atento às reivindicações das comunidades, por isso, levou até a casa legislativa requerimentos e indicações com esses pedidos dos moradores. Um exemplo foi solicitação feita ao Município para estudar a viabilidade de implantação de um consultório odontológico no centro.

Maciel Da Soler (MDB)

Presidente do legislativo, o vereador Maciel da Soler (MDB), além de desenvolver o Programa Cidadania – que trabalhou três projetos -, atuou intensamente nas demandas apresentadas pela população de Forquilhinha. Também em 2018, Maciel criou o projeto para instituir o Sagrado Coração de Jesus como padroeiro de Forquilhinha e promoveu homenagens à pessoas e entidades, para valorizar o trabalho dentro do contexto social local.

Maciel 2

Ainda é possível destacar neste segundo ano de mandato, a efetiva participação no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e no Conselho que trata do Plano Diretor da cidade. “Em 2018, assim como no ano anterior, conseguimos perceber algumas necessidades. E nesse sentido sugerimos algumas proposições e algumas alterações na legislação municipal, as quais vieram ao encontro do comprometimento que temos com a sociedade. Podemos destacar a valorização do comércio e da indústria local através de um novo formato nas licitações aconteceu”, frisou o vereador.

O presidente também atuou na legalização do uso de contêineres e na criação de um projeto para permitir a instalação dos ambientes colaborativos (escritórios virtuais) que trarão um conceito de inovação e de oportunidades aos jovens empreendedores.

Francine Ferreira – Eliane Gonçalves


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo