FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Residências já podem ser ligadas à rede de esgotamento sanitário

DNLBURIGO sistemaesgotosanitarioforquilhinhamoradores43 USAR
Foto: Daniel Búrigo/A Tribuna

Maior preocupação dos moradores é quanto a futura taxa a ser cobrada com a conta de água.

Com as obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário de Forquilhinha praticamente finalizadas, a Casan está iniciando o trabalho de conscientização dos moradores dos Bairros Centro, Vila Lourdes, Clarissas e Santas Clara, Ana e Isabel. A partir dessa semana, profissionais passarão de casa em casa para explicar à população como devem ser realizados os próximos passos.

A intenção é que as pessoas já comecem a realizar as ligações de suas respectivas residências na rede coletora, por meio das Caixas de Inspeção instaladas anteriormente na frente das casas. “Essa fase de pré-operação é importante, porque precisamos fazer os testes e ver se a Estação de Tratamento de Esgoto está funcionando conforme o projeto. Para isso, preciso que pelo menos 20% da área a ser atendida esteja ligada na rede, o equivalente a trezentas residências, das mil e seiscentas que serão atendidas”, explica a chefe da agência da Casan de Forquilhinha, engenheira Fernanda Spillere Mondardo.

Net Lider
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Maderonchi

A engenheira ainda ressalta que, para o sucesso do esgotamento sanitário, é fundamental que as pessoas se conectem à rede. “É uma questão de saúde pública e nosso grande objetivo é melhorar essa situação. No futuro, é meio ambiente vai que agradecer”, completa.

Responsabilidade do morador

Quem deve arcar com as despesas para ligar a residência à Caixa de Inspeção é o próprio morador, uma vez que a responsabilidade da Casan começa a partir do momento que o esgoto entra na rede coletora e é enviado à Estação de Tratamento de Esgoto. Portanto, para realizar a ligação, as pessoas devem ficar atentas e se organizar quanto aos custos com materiais hidráulicos e com a mão de obra de um encanador para o procedimento a ser realizado dentro dos terrenos particulares.

“São necessários gastos iniciais, mas é importante lembrar que os moradores não terão mais problemas com fossas entupidas, não precisarão mais acionar caminhões limpa-fossa e ainda valorizam o imóvel, pois estará localizado em região com coleta e tratamento”, explica Fernanda.

População preocupada com valores

Quando começar a operacionalização definitiva do sistema de Forquilhinha, a Casan passará também a cobrar por esse serviço, o equivalente a um aumento de 100% na fatura que atualmente cobra somente o abastecimento de água. Esse ponto, apesar de a população entender a importância do esgotamento sanitário, é o que mais tem gerado preocupação entre os moradores.

Como no caso da agente de saúde Anitta Preis Kammer, moradora do Bairro Santa Ana. “Vai aumentar bastante o preço. Quem vive de um salário mínimo, vai fazer o que? No fim, fará muita falta para aquelas famílias que também precisam pagar aluguel, por exemplo. Sem contar que vamos ter que gastar e mexer em tudo pra fazer essa ligação”, acrescenta.

O funcionário público Gilberto Steiner, que vive no Centro da cidade, também acredita que o preço da taxa seja o único ponto que precisaria ser mais debatido. “Não existe serviço público que não é cobrado, mas acho um absurdo ser cobrado o mesmo valor da água. Acredito que 50% do que já é cobrado seria mais justo. No fim, vamos acabar fazendo a ligação, mas acredito que deveria haver mais debate sobre o assunto com os moradores”, reforça.

No entanto, conforme a chefe da agência da Casan de Forquilhinha, ainda não há uma data para que seja iniciada essa cobrança, o que só ocorrerá depois que o tratamento de esgoto estiver em pleno funcionamento. “E não adianta a pessoa não fazer a ligação, achando que não vai pagar. Leis federais e estaduais determinam que quando o sistema está instalado, é obrigatório fazer a ligação. Até porque depois será cobrado normalmente de todos, independentemente se ligou ou não”, finaliza.

Audiência Pública debaterá o aumento

Visando fomentar o debate a respeito do assunto entre os órgãos envolvidos e a população que será beneficiada com o tratamento de esgoto, uma audiência pública acontecerá no dia 19 de abril, em Forquilhinha. O encontro foi viabilizado por meio de um requerimento protocolado na Câmara de Vereadores pelo presidente em exercício do Legislativo, Célio Elias.

“O saneamento é muito importante para toda a população, porque a cidade passa a ter tratamento para o esgoto produzido, reforçando a prevenção na área da saúde. O único problema é o valor desse serviço, que é muito caro. Temos que verificar se realmente essas planilhas de custo apresentadas são compatíveis com a realidade. Acreditamos que podemos baixar, por isso queremos debater mais o tema”, finaliza Elias.

Francine Ferreira


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo