FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

PODE SIM! Campanha é lançada pela igualdade entre homens e mulheres

unnamed 1

A proposta do MPSC é combater a violência diretamente na causa, promovendo debate e reflexão sobre os estereótipos atribuídos a homens e mulheres.

Apesar das taxas de escolaridade mais altas, as mulheres ainda ocupam menos de 38% dos cargos gerenciais nas empresas e têm uma média salarial quase 30% menor que a dos homens. Já no âmbito doméstico, elas trabalham quase oito horas a mais que eles por semana. Os dados, divulgados em 2018 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são exemplos de como os estereótipos são capazes de se transformar em desigualdades sociais. Com a finalidade de conscientizar a população e promover uma mudança nesse cenário, o Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (GEVIM) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) lança a campanha institucional “PODE SIM!”.

De cunho pedagógico e voltada ao público jovem, a campanha pretende provocar reflexão e debate sobre as desigualdades entre homens e mulheres, chamando atenção para a necessidade de quebra de estereótipos e de preconceitos. Os estereótipos podem ser entendidos como as expectativas que se criam a respeito das pessoas e comportamentos que são esperados com base em padrões pré-estabelecidos socialmente. Apoiadas em dados e estatísticas, as peças da campanha demonstram que essas convenções não refletem a realidade – a mulher pode sim se vestir como quiser e o homem pode sim demonstrar suas emoções, por exemplo.

Contape
Net Lider
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol

A campanha também visa combater a violência de gênero, visto que a desigualdade é uma das principais origens destas ações. “Diferentemente de outras campanhas institucionais focadas na denúncia e responsabilização dos agressores, esta campanha visa substituir o olhar repressor pelo olhar pedagógico. Se a violência contra a mulher é produto das relações assimétricas de poder entre homens e mulheres, o mote da campanha é justamente questionar e problematizar os papéis sociais que historicamente a sociedade espera que sejam desempenhados”, explica a coordenadora do GEVIM, Procuradora de Justiça Cristiane Rosália Maestri Böell, em nome do Grupo.

Nesse sentido, as peças buscam incentivar o respeito ao próximo e auxiliar na quebra do ciclo da violência ao modificar os padrões socioculturais que reforçam a inferioridade ou superioridade de homens ou de mulheres. Vale relembrar que, apesar de elas serem a maioria das vítimas, a expressão “violência de gênero” não é sinônimo de violência contra as mulheres, abarcando também homens que sofrem violências por não se encaixarem nos papéis socialmente impostos.

“Precisamos avançar para que homens e mulheres sejam livres para desenvolver suas capacidades pessoais e fazer escolhas, para construir sua subjetividade e, principalmente, para que sejam livres de discriminação e de violência”, afirmou a coordenadora do GEVIM. O Grupo, que faz parte do Centro de Apoio Operacional Criminal e da Segurança Pública (CCR) do MPSC, foi o responsável pela organização da campanha.

Francine Ferreira – Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

unnamed


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo