FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Economia

Empresários e entidades debatem o futuro da construção civil no Brasil

DSC 0352

Evento, que contou com a participação do Sinduscon de Criciúma, reuniu empresários e lideranças nacionais

O futuro da construção civil e os novos desafios das cidades brasileiras pautaram o 1º Simpósio Sulbrasileiro da Construção Civil, que aconteceu na noite desta quinta-feira, dia 13, em Chapecó.

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de Criciúma (Sinduscon) esteve presente no evento, que contou com a participação de mais de 400 pessoas entre lideranças nacionais, empresários, técnicos, gestores públicos e especialistas da área. A iniciativa foi do Sinduscon da região Oeste, para debater e compreender o cenário atual e as perspectivas para o mercado, em face dos desafios que o Brasil enfrenta atualmente.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol
Maderonchi
Contape

O campo da construção civil gera mais de 111 mil empregos somente em Santa Catarina e é o responsável por 5,9% do PIB estadual. No entanto, o setor, assim como outros ramos de atividade, passa por um período turbulento. E é nesse sentido, de encontrar soluções e apresentar perspectivas, que o evento reuniu palestrantes com grande experiência e que conhecem bem o setor.

Para o presidente do Sinduscon de Criciúma, Olvacir Bez Fontana, é muito importante participar de eventos como este, para discutir soluções e buscar o crescimento do setor. “No Simpósio pudemos ouvir palestrantes nacionais e que conhecem bem o setor.

Foi possível saber o que a Caixa Econômica e os bancos podem fazer para irrigar o setor da construção civil, a volta do emprego e para melhorar nosso setor. Acho que isso é importante para se conversar e trocar ideias, afim de construir um novo modelo.

É momento de dificuldade, então precisamos enfrentar os problemas e procurar soluções que venham realmente fazer voltar aquela força intensa que a construção civil já teve. Hoje existe um nível de desconfiança e esse movimento na direção de encontrar solução, sem dúvida vai encontrar um ponto para continuarmos caminhando e fazendo crescer a nossa região”, ressalta Fontana.

O presidente do Sinduscon Oeste, Jean Carlo Baldi, acredita que essa foi uma grande oportunidade de trocar ideias e experiências, buscando exemplos positivos. “A construção civil é importante na evolução das cidades e movimenta muito a economia no país, além de gerar emprego e renda. Com esse evento, podemos refletir os resultados e jogar uma luz no futuro, já que estamos passando por tempos difíceis”, aponta.

Palestras diferenciadas

O evento contou com palestras sobre temas voltados à construção civil, apresentando o cenário atual e as perspectivas. O Simpósio teve três palestrantes que conhecem bem o setor.

Quem abriu o ciclo foi o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) José Carlos Martins, que teve como tema “As perspectivas da indústria da construção civil frente ao novo cenário macroeconômico brasileiro”. “Vivemos em um momento que não é muito bom, mas o amanhã virá e novas oportunidades surgirão”, comentou o palestrante.

O segundo tema da noite foi “Os programas habitacionais do Brasil e o novo quadro macroeconômico”, apresentado pelo consultor da vice-presidência de habitação e mebro do comitê de risco e de negócios da Caixa Econômica Federal, Fernando Magesty Silveira. Ele trouxe os números atuais e apresentou algumas perspectivas sobre os programas governamentais de habitação, que terá novidades em breve.

O último palestrante da noite foi o ex-prefeito de Maringá (PR) e secretário de planejamento e coordenação geral do governo do Paraná, Silvio Barros, que falou sobre “O futuro cidades”. Ele contou como conseguiu tornar Maringá uma cidade referência em habitação e projetos habitacionais, sendo premiada e reconhecida nacionalmente pela qualidade na gestão fiscal.

Ao final do evento ainda houve um painel-debate com os palestrantes, onde todas as dúvidas e sugestões dos participantes foram discutidas.

Leonardo Zanin

DSC 0353
DSC 0358
DSC 0364
DSC 0365
DSC 0367
DSC 0346


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo