FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Em SC, vestibular da UFSC é o único com questões de Filosofia e Sociologia

UFSC Sou Único 2

Provas acontecem nas tardes dos próximos sábado, domingo e segunda-feira.

Aguardado pela maioria dos vestibulandos durante todo o semestre, o vestibular da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) acontece neste sábado, 8, domingo, 9, e segunda-feira, 10. Além das disciplinas tradicionais, a prova é a única no Estado que aborda questionamentos nas áreas de Filosofia e Sociologia.

De acordo com o professor do Sou Único Pré-Vestibular, Dilnei Colonetti, nesta área, deverão ser cobrados dos estudantes os conteúdos referentes a dois filósofos clássicos do Racionalismo, que influenciaram a construção do saber científico e filosófico. “Tratam-se dos matemáticos e filósofos Platão e Descartes. Em Platão, o livro VIII da obra “A República”; e em Descartes, os livros I, II e III da obra Meditações Metafísicas”, completa.

Credisol
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Net Lider
Contape

Três dias de prova

No sábado, 8, a primeira prova acontece das 14h às 18h e será composta por 40 questões de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira ou Libras; segunda língua, podendo ser Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Libras ou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; Matemática e Biologia.

Já no domingo, 9, também das 14h às 18h, a segunda prova abordará outras 40 questões sobre Ciências Humanas e Sociais, envolvendo História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Física e Química.

Por fim, na segunda-feira, 10, a terceira e última prova disponibilizará o mesmo horário para a produção da Redação e respostas de quatro questões discursivas.

O que cai na UFSC?

Assim como na área de Filosofia e Sociologia, os professores do Sou Único Pré-Vestibular também prepararam dicas a respeito dos assuntos de cada disciplina, que podem ser cobrados no vestibular da UFSC.

Na Biologia, de acordo com o professor Marcelo Miranda um tema que nunca falha é a Citologia. “O candidato deve ficar atento às funções de cada organela, e as divisões celulares também são importantes, especialmente no que diz respeito aos diferentes filos”, ressalta.

Na História, o professor Luciano Maciel avalia que a UFSC não deve fugir da tendência geral deste ano, de trabalhar questões sociopolíticas. “Os golpes militares na América Latina no meio do século passado, bem como o Golpe Militar no Brasil e a Era Vargas, são fortes candidatos a questões de prova. Em História Geral, a Antiguidade Clássica é uma constante”, lembra.

Em Física, para o professor Áureo Dantas, entre ‘imprevisível’ e ‘uma questão para cada tema’, a prova costuma ser bastante abrangente. “Em termos de apostas para 2018, a ondulatória e seus fenômenos encabeçam a lista. Lembrando que contas aqui podem não salvar a pele, é preciso entender a física, e não a matemática, por trás do enunciado. Vale ficar ligado também em Hidrostática e em conservação de energia”, elenca.

Na Química, as professoras Patrícia Milanez e Mirtes Korting reforçam que, o vestibular da UFSC costuma ser caracterizado por uma ampla abrangência de assuntos. “Eletroquímica e reações redox; equilíbrios químicos envolvendo ácidos, hidrólise e pH; propriedades periódicas dando ênfase para raio atômico e iônico e potencial de ionização; isomeria óptica e forças intermoleculares em compostos orgânicos. Importante também revisar polímeros, fontes de hidrogênio como combustível e artigos sobre biodiesel”, acrescentam.

Por fim, a professora Giovana Uggioni afirma que as doze perguntas de Língua Portuguesa abordam interpretação de texto, Literatura e Gramática. “As questões gramaticais estão relacionadas a trechos dos livros. Vale a pena revisar a diferença entre o ‘que’ como conjunção integrante e pronome relativo, além do uso de pronomes, flexão verbal e as relações que se estabelecem entre as orações em um período composto”, finaliza.

Francine Ferreira


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo