Política

Vereadores aprovam cinco Projetos de Lei do Executivo

Projeto 029 incentiva a instalação de empresas na cidade

Os vereadores iniciaram a Sessão desta segunda, 09, discutindo e aprovando o Projeto de Lei PE 029 que autoriza o Executivo a desafetar e a doar, com encargos, áreas de terra com o objetivo de fomentar o desenvolvimento socioeconômico da cidade, priorizando a geração de emprego e renda.

O vereador Célio Elias (PT) salientou a importância de estimular a instalação de novas empresas, principalmente, em um momento de crise enfrentado por todo país. “Esse fato também vai influenciar de forma direta na melhora da renda da população”, completou. A doação dos terrenos será feita mediante licitação na modalidade Concorrência, do tipo Melhor Proposta Técnica.

Regularização de edificações

Já o projeto 039 dispõe sobre a regularização de edificações no cadastro municipal, alterando dispositivos da lei que dispõe sobre o Código Tributário do Município. Atualmente, uma parcela significativa das construções não estão devidamente regularizadas, compreendendo-se neste caso as obras em desacordo com as normas, sem licença de construção, “habite-se” ou alvará de uso. Assim, o presente Projeto de Lei tem o escopo de simplificar o procedimento de regularização das obras perante o Cadastro Municipal.

Maderonchi
Sabor D,Italia
Star Seguros
Posto Bravo
Contape
Thiago Auto Lavação

Ambientes Colaborativos

Também foi aprovado na Sessão desta segunda o projeto de lei PE 040 que dispõe sobre o funcionamento de ambientes colaborativos em Forquilhinha. A matéria já tinha sido discutida na Câmara, por iniciativa do vereador Maciel Da Soler, porém na época o entendimento foi de que o projeto teria que partir do Executivo por conta de mudanças no Código Tributário.

O Coworking trata de um novo modelo de trabalho que tem o objetivo de incentivar a troca de ideias, compartilhamento, networking e colaboração entre diferentes profissionais e de diferentes áreas. Tudo isso presencialmente e realizado em um escritório físico.

A ideia com o projeto é promover o constante aperfeiçoamento de políticas públicas de fomento ao desenvolvimento econômico da cidade, elevando a competitividade dos produtos, processos e serviços, gerando empregos, distribuindo renda, e propiciando o crescimento sustentado do Município. “Vivemos um momento de inovação e esses ambientes colaborativos permitem que as pessoas utilizem esses espaços para empreender, além de incentivar a abertura de novas empresas na cidade”, reforçou o presidente da Casa.

Regularização Fundiária

O projeto 047, também do Executivo, desafeta imóveis da categoria de bem público de uso comum para fins de regularização fundiária. Para que a Administração Municipal possa transferir os imóveis aos beneficiários dos programas de regularização fundiária há, primeiramente, a necessidade de desafetá-los.

Acordo de Cooperação com Ministério da Agricultura

Também foram para discussão e votação, dois projetos considerados muito importante para a cidade. O 52 autoriza o Executivo a firmar um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento com o intuito do desenvolvimento de ações diretamente ligadas aos trabalhos na área de inspeção de produtos de origem animal.

Com a aposentadoria de alguns servidores do Ministério, responsáveis pela a inspeção industrial e sanitária de produtos de origem animal, bem como a não realização de novos concursos para preenchimento destas vagas, a empresa JBS em Forquilhinha corre o risco de ter a produção reduzida.

A empresa é a maior em atividade no município, sendo responsável por aproximadamente 40% de todo o movimento econômico de Forquilhinha. Assim, uma redução na produção poderá trazer graves consequências, como queda no retorno de impostos e desemprego.

Com um acordo de cooperação firmado, o Executivo precisa criar o cargo temporário de médico veterinário para atender a demanda. Por isso, os vereadores aprovaram também o projeto de lei PE 53 para tal finalidade. Esses dois projetos são necessários porque esse tipo de profissional não pode ser contratado pela empresa, já que fará o trabalho de fiscalização.

Requerimento

O vereador Célio Elias (PT) solicitou, por meio de um requerimento, para que no dia 16 de dezembro, o Gerente Regional dos Correios de Criciúma, Marco Aurélio Tiscoski, e a Gerente dos Correios de Forquilhinha, Rita Dal Toé, compareçam à Câmara de Vereadores. O pedido é para que eles esclareçam reclamações sobre a demora de entregas de correspondências, ocasionando problemas como o pagamento de juros e multas em boletos que chegam atrasados.

Indicações

O vereador Juares de Oliveira (PP) fez dois pedidos, por meio de indicações. A primeira sugestão é para que a Secretaria de Infraestrutura faça o acabamento adequado ao um barranco, que está no entorno de um poste localizado no encontro das Avenidas Papagaio e Cisne, entre os Loteamentos Jardim Eldorado e Luiz Tiscoski. Essa situação estaria atrapalhando a visibilidade dos motoristas.

O segundo pedido é direcionado a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. É uma sugestão para a construção de uma Gruta, com o nome de Dra. Zilda Arns, junto a Estátua de São Francisco de Assis, no Parque Ecológico São Francisco de Assis, como forma de homenagear a forquilhinhense.

Redação – Eliane Gonçalves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo