FORQUILHINHA Previsão do Tempo
saúde

Verão pede alimentação leve e muita hidratação nos dias quentes

Verão Melasma

Com as altas temperaturas e o ar abafado do verão, é comum sentir o mal-estar causado pela perda de líquidos e sais minerais do corpo. Essa perda, chamada de desidratação, pode afetar as pessoas de diversas maneiras. Para algumas, ela se manifesta de forma mais moderada, causando sede excessiva e boca seca. Em outros casos é mais severa e exige cuidados médicos.

“A desidratação moderada, geralmente, causa boca seca, sede, pele seca e, eventualmente, tonturas, sendo possível tratá-la com a reposição de líquidos via oral. Na severa, a sede é muito intensa, pode haver febre a pressão sanguínea fica baixa e os batimentos cardíacos aumentam. A pessoa pode ter delírios e ficar inconsciente”, informa o chefe do Serviço de Controle de Infecções do Hospital Celso Ramos, Valter Araújo.

image?view=image&format=raw&type=img&id=22212

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Maderonchi
Credisol
Contape

A principal maneira de evitar a desidratação é bebendo muito líquido. Alimentos leves e ricos em água, como frutas e verduras, também contribuem para manter a hidratação do corpo.

O ambiente também pode influenciar em casos de desidratação. “É importante sempre se manter em locais ventilados e frescos, protegido do sol excessivo”, explica Valter Araújo.

É recomendado que se beba ao menos três litros de água por dia, mas essa quantidade varia de uma pessoa para outra. Em caso de desidratação, é importante repor o líquido perdido, além de manter uma dieta leve, evitando alimentos gordurosos ou com muito sal, bebidas alcoólicas e cafeína.

Francine Ferreira – Secretaria de Estado da Comunicação


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo