FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Segurança

Afogamentos: na temporada, mais de 1 mil pessoas são salvas no litoral catarinense

afogamentos

Desde o dia 16 de dezembro de 2023, período em que começou a temporada da Operação Veraneio 2023/2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já salvou 1.097 pessoas que estavam em situação de risco, sendo por arrastamento em correntes de retorno ou afogamentos no litoral catarinense. Todas essas pessoas eram potenciais vítimas a virem a óbito.

Como o foco principal é a prevenção com vistas em reduzir o número de mortes por afogamento em Santa Catarina, o CBMSC realiza uma série de ações para orientar o cidadão. Por meio das bandeiras nos postos guarda-vidas, a corporação informa a população sobre as condições do mar naquele dia. As bandeiras retangulares são fixadas nos postos e têm significados diferentes de acordo com a cor.

  • 🟥 Vermelha: alto risco de afogamento
  • 🟨 Amarela: médio risco de afogamento
  • 🟩 Verde: baixo risco de afogamento
  • 🟪 Lilás: presença de água-viva

Há ainda a sinalização com bandeira triangular vermelha na faixa de areia que indica que aquele local específico é perigoso e que há uma corrente de retorno ou buraco.

Contape
Net Lider
Maderonchi
Credisol
Dengo Produtos de Limpeza

Além disso, diariamente são realizadas ações de prevenção direta em todas as 155 praias, dos 35 municípios catarinenses que estão com postos ativos.

Em menos de um mês o CBMSC realizou, em todo estado, 4.757.516 ações de prevenção que envolvem, além da sinalização nos postos e na faixa de areia, as rondas na faixa de areia e em áreas de costões, abordagem e orientação de banhistas e até mesmo excursões que estejam chegando a praia para lazer. Há ainda a abordagem e orientação a banhistas que já estão na água e entrega de pulseirinhas de identificação a famílias que necessitem.

Solicitar que um banhista se afaste de um local de risco, apitar indicando que os banhistas saiam de local com corrente de retorno, entrar na água para abordar uma pessoa que esteja em uma profundidade que apresente risco são alguns dos exemplos das orientações que são passadas diariamente as pessoas que frequentam as praias do litoral catarinense.

“Nossas equipes atuam diariamente com prevenção e, sempre que necessário, com salvamento, mas a principal orientação segue sendo que as pessoas procurem se banhar próximo dos postos guarda-vidas, pois além de ser mais seguro, torna o atendimento ainda mais eficaz”, afirma o comandante da 1° Região Bombeiro Militar, coronel Aldrin de Souza. “O senso de auto prevenção e a consciência de que mesmo que seja baixo, o risco sempre existe, são outros fatores fundamentais”, reforça o coronel

ÓBITOS POR AFOGAMENTO

Dados do CBMSC apontam que, em relação a temporada anterior, houve uma redução de 40% no número de óbitos por afogamento em área guarnecida, o que reforça a orientação do comandante. Nesta temporada 2023/2024 foram 03 óbitos enquanto na anterior foram registrados 05. Em todo estado são 430 postos ativos em 155 praias de 35 municípios.

APLICATIVO CBMSC Cidadão

No aplicativo CBMSC Cidadão, que foi desenvolvido para que todas as informações da corporação estejam disponíveis para os cidadãos, há informações para segurança e acessibilidade nas praias catarinenses. No ícone “praias”, é possível visualizar as condições do mar (indicadas pelas das cores das bandeiras de cada posto de guarda-vidas ativo), a incidência de águas-vivas, a balneabilidade da água, presença de ressaca, além dos endereços dos postos de guarda-vidas compartilhável com o seu aplicativo de navegação.

OPERAÇÃO VERANEIO 2023/2024

A Operação Veraneio, que é a maior operação do CBMSC, tem como missão prevenir mortes por afogamento e ainda que a operação apareça para o público com mais destaque somente na temporada de verão, no CBMSC ela é trabalhada constantemente.

São realizados treinamentos, cursos e recertificações dos guarda-vidas, sejam eles militares ou civis voluntários, para que todos estejam atualizados e aptos para atuar na operação. Além, claro, da aquisição de equipamento e manutenções da frota

A temporada 2023/2024, conta com a maior mobilização da tropa da história da corporação, com 149 guarda-vidas militar, uma média de 2 mil guarda-vidas civis voluntários e 262 alunos-soldados em estágio supervisionado. Todos estão atuando na Operação. Além de mais de 300 viaturas incluindo aviões, helicópteros, moto aquáticas, quadriciclos e embarcações foram empenhadas para essa operação.

Redação – Centro de Comunicação Social CBMSC


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo