saúde

Verão: como se prevenir e tratar doenças mais frequentes na estação

Durante o verão é comum que doenças como micoses, brotoeja, bicho geográfico e conjuntivite se manifestem com mais frequência. Elas são causadas, principalmente, pelo calor e umidade da pele, comuns nessa época do ano.

Para se prevenir dessas doenças, os principais cuidados são manter a pele limpa e seca. “A gente deve enxugar bem os pés, a pele após o banho, principalmente, as regiões de dobras como axilas e entre os dedos dos pés, evitar de permanecer muito tempo com roupas molhadas e vestir tecidos que favoreçam a transpiração, como o algodão”, explica o chefe do Serviço de Controle de Infecções do Hospital Celso Ramos, médico Valter Araújo.

O tratamento para cada uma dessas doenças também varia. Para os casos de bicho geográfico, é recomendado um tratamento com medicamento antiparasitário. Também é necessário tratar os animais domésticos que tenham a doença.

Posto Bravo
Dengo Produtos de Limpeza
Maderonchi
Contape
Star Seguros
Net Lider

As pessoas com brotoeja devem ser mantidas em ambientes frescos para diminuir a intensidade do suor. Esfoliar a pele com tecidos ásperos também ajuda.

As micoses de pés e pele podem ser tratadas com pomadas antifungo.

As conjuntivites podem ser virais ou bacterianas. Para a conjuntivite viral, não existem medicamentos específicos. Já o tratamento da conjuntivite bacteriana, é feito com colírios antibióticos, que devem ser prescritos por um médico.

Em ambos os casos, é importante manter os cuidados com a higiene, lavando bem os olhos e fazendo compressas com água filtrada ou fervida.

Francine Ferreira – Governo de Santa Catarina

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo