Cultura

“Vale das Melancias” será oficializado na 54ª Festa da Melancia

Foto: João Gabriel da Rosa

Cerca de quatro mil pessoas devem passar pelo local.

Cinco toneladas de melancia estarão à disposição para venda e degustação dos que passarem pelo Campo Mãe Luzia, em Içara, neste final de semana. Em 2019, a comunidade celebra a 54ª edição da Festa, com um motivo ainda mais especial. No domingo, dia 6, às 11h30, será criado oficialmente o Vale das Melancias.

A Lei 4.251 de 9 de novembro de 2018, foi encaminhada pelo vereador Alex Michels e prevê a criação do Vale, que abrange cinco quilômetros, da Rua Juvenal José Silvano, até o limite com a cidade de Araranguá. “O objetivo é promover o desenvolvimento cultural e turístico na região da comunidade junto à tradicional Festa da Melancia, fomentando o crescimento sustentável do turismo em torno dos mais variados tipos de melancias e produtos feitos a partir da fruta”, destacou o vereador.

Star Seguros
Contape
Banana Motos
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Posto Bravo

“A iniciativa do vereador Michels, é mais um mecanismo importante no fortalecimento da comunidade do Campo Mãe Luzia e do seu entorno, pois ajuda a divulgar uma produção fundamental par os agricultores que é a melancia. A partir da criação do vale, muitos outros atrativos trarão mais renda para os agricultores”, enfatizou o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

De acordo com o presidente da Cooperativa de Agricultura Familiar de Içara (Coopafi), Jairo Manoel da Silveira, cerca de 50 famílias da comunidade produzem a fruta. “Muitos agricultores produzem para venda e para consumo próprio ou entre familiares. É uma tradição que herdamos de nossos avós”, contou.

Programação

O evento, organizada pelo Conselho de Assuntos Econômicos Paroquial (CAEP), inicia no sábado, dia 5, com degustação de melancias durante todo dia, e novena na igreja da comunidade às 20h30, com show acústico com Marcelo Ferreira e Banda. No domingo, às 10 horas, ocorre missa em honra a Santa Luzia, com almoço ao meio-dia. O kit com churrasco, maionese e saladas serve quatro pessoas. De sobremesa, toneladas da fruta para degustação.

“No domingo, às 9 horas, temos o concurso da maior melancia, com premiação após o almoço. Às 15h iniciam as olimpíadas rurais, com arremesso de milho, palpite do peso das melancias, entre outras. Às 15h30 será realizado o concurso do maior comedor da fruta. As inscrições para as provas são realizadas no local”, informou o presidente da Fundai, e um dos organizadores da festividade, Ivan Réus Viana.

Durante a Festa, também haverá degustação e comércio de outros produtos provindos da agricultura Familiar da comunidade (aipim, milho verde, batata doce, moranga, melão).

Francine Ferreira – Tânia Giusti

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo