FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Vacinação de crianças contra a gripe cai de 75% para 51% em SC

Vacinação

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde revelam uma baixa adesão à vacinação infantil contra doenças respiratórias. No caso da vacina contra a influenza, a cobertura no público infantil de 6 meses a menores de 5 anos está em 51,5%, com 225.570 crianças vacinadas, enquanto a meta é de 438.155. Em 2021, por exemplo, a cobertura vacinal contra a gripe ficou em 75%. Ou seja, três em cada quatro crianças foram vacinadas no ano passado; contra apenas duas em cada quatro este ano.

Em relação à Covid-19, 48,5% do público-alvo, isto é, 311.978 crianças de 5 a 11 anos, receberam a primeira dose da vacina, mas apenas 191.177, ou seja, 29,7% da meta, retornaram para a segunda dose. Em outras palavras: sete em cada 10 crianças estão com o esquema vacinal incompleto no Estado.

“A baixa imunização expõe esse grupo a um risco elevado de apresentarem casos graves de síndromes respiratórias agudas, que podem levar a hospitalização, necessidade de cuidados intensivos e até mesmo a morte”, alerta o superintendente de Vigilância em Saúde, Eduardo Macário.

Net Lider
Maderonchi
Credisol
Contape
Dengo Produtos de Limpeza

A imunização é uma das principais formas de se prevenir doenças. Por meio dela, o corpo fica protegido contra vírus que podem levar à morte. “Uma das provas de que a vacinação funciona é a redução do número de casos graves, hospitalizações e óbitos por Covid-19 desde que alcançamos mais de 85% de cobertura para a população catarinense. Mas, entre crianças, o coronavírus é uma importante causa de fatalidades neste ano. O número de hospitalizações de janeiro a julho já supera o total de registros de todo ano de 2021”, destaca Macário.

Covid-19 em crianças de 0 a 5 anos

  • 2020: 9.738 casos, 205 hospitalizações e 8 óbitos;
  • 2021: 19.139 casos, 503 hospitalizações e 25 óbitos;
  • 2022: 16.547 casos, 527 hospitalizações e 12 óbitos.

Números da imunização da Covid-19 nas regiões

O Alto Uruguai catarinense, com 56,2%, o Extremo Oeste, com 55,5%, e a região de Xanxerê, com 43,3%, apresentam os melhores índices de crianças entre 5 e 11 anos com duas doses da vacina contra a Covid-19.
Já as regiões da Foz do Itajaí (20,6%), Médio Vale do Itajaí (19,1%) e Vale do Itapocu (16,9%) foram as que menos completaram o esquema primário de vacinação nesta faixa etária, ou seja, aplicaram as duas doses.

A vacinação

Para saber os locais, datas e horários de vacinação, a população deve procurar informações junto à Secretaria de Saúde do município de residência.

Pais e responsáveis que estão com dúvidas sobre a situação vacinal dos filhos devem levar a criança ou o adolescente até um posto de saúde, com a carteirinha de vacinação em mãos, para verificar se todas as doses estão em dia.
Um fato muito preocupante: o índice de procura por vacinais tradicionais no calendário e que já contribuíram para a erradicação de doenças graves como a poliomielite está caindo ano a ano. Se essa tendência não for revertida, essas enfermidades podem voltar.

Redação – Secretaria de Estado da Comunicação


Marka final pauta
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo