FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Alerta

Vacinação contra a gripe entra na reta final e grupos prioritários precisam se imunizar

Vacina gripe

A Campanha Estadual de Vacinação contra a Gripe encerra na próxima sexta-feira, 9 de julho. Até agora, apenas 45% do público-alvo recebeu a dose da vacina. A meta da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina é imunizar pelo menos 90% da população prioritária que é de 2,7 milhões de pessoas.

As doses estão disponíveis gratuitamente nos postos de vacinação dos municípios para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; povos indígenas; trabalhadores da saúde; idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

“É extremamente importante que essas pessoas procurem pela dose, especialmente agora, com dias mais frios e propensos a desenvolvimento de doenças respiratórias”, salienta superintendente de Vigilância em Saúde de SC, Eduardo Macário.

Net Lider
Credisol
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape

A cobertura vacinal no estado é de 45% do público-alvo, ou seja, 1.277.052 pessoas receberam a vacina. O grupo dos povos indígenas é que mais vacinou, seguido das crianças, puérperas e gestantes. Os números da campanha podem ser acessados nesse link.

Andamento campanha

A Secretaria de Estado da Saúde pede agilidade dos grupos prioritários em procurar a dose contra a gripe, isso porque, a partir do dia 10 de julho, próximo sábado, a campanha será aberta para toda população acima de seis meses de idade.

“Os municípios poderão disponibilizar o quantitativo de doses até o final dos estoques para quem procurar pela vacina a partir dessa data. Por isso, mais uma vez, o estado faz o chamamento desse grupo prioritário e destaca a importância da imunização contra a gripe”, explica o superintendente.

Vacinação Covid-19

A campanha contra a Covid-19 continua simultaneamente com a da gripe. A orientação é que deve ser respeitado o intervalo mínimo de 14 dias entre a aplicação das duas vacinas. As pessoas que fazem parte de grupos prioritários em que as datas das etapas já passaram ainda podem se vacinar.

Cobertura vacinal contra Influenza SC

  • Cobertura total – 45%.

Cobertura por grupos:

  • Indígenas- 75,7%;
  • Crianças- 67,3%;
  • Puérperas- 60,9%;
  • Gestantes- 57,8%;
  • Trabalhadores da Saúde- 54,5%;
  • Idosos- 53%.
Redação – Amanda Mariano


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo