FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Coronavírus

Doses para vacinação de bebês contra a Covid-19 chegam à SC

Vacinação Pfizer dose

A Secretaria de Saúde de Santa Catarina recebeu na manhã desta sexta-feira, 11, a primeira remessa com 34 mil doses da vacina Pfizer para a vacinação de bebês e crianças de seis meses a dois anos de idade. A data de distribuição para os municípios catarinenses ainda está sendo avaliada pela Secretaria Estadual.

As doses recebidas nesta primeira remessa serão suficientes para vacinar cerca de 11 mil bebês e crianças, tendo em vista que o esquema desta vacina é de três doses e, segundo recomendação do Ministério da Saúde (MS), o estado deve armazenar as vacinas para aplicação de todas elas, já que não há previsão de recebimento de novas remessas. Em Santa Catarina, a população estimada nesta faixa etária é de 244.674 crianças.

Embora o Ministério da Saúde tenha recomendado a vacinação, neste primeiro momento, apenas de bebês e crianças com comorbidades, o estado de Santa Catarina e os municípios catarinenses optaram por não limitar a vacinação e iniciar a aplicação de doses de forma escalonada. Sendo assim, a imunização será realizada nesta ordem: bebês de 6 meses a 11 meses e 29 dias; depois os bebês de 1 ano a 1 ano, 11 meses e 29 dias; e, por fim, das crianças de 2 anos a 2 anos, 11 meses e 29 dias.

Contape
Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Net Lider
Maderonchi

Importante destacar que bebês e crianças portadores de comorbidades (com comprovação) terão prioridade na vacinação, independentemente da faixa etária.

A vacina Pfizer para bebês a partir dos seis meses (tampa vinho) possui apresentação e dosagem diferenciada da formulação utilizada em adultos a partir dos 12 anos (tampa roxa) e também em crianças de cinco a 11 anos (tampa laranja). Nos bebês e crianças de até dois anos ela deve ser aplicada no esquema de três doses, com 21 dias de intervalo entre a primeira e a segunda dose e 60 dias entre a segunda e a terceira dose.

Esquema vacinal

Com a confirmação na última quarta-feira, 9, da circulação da sublinhagem Ômicron BQ.1.1 do coronavírus em Santa Catarina, a Secretaria de Saúde emitiu um alerta reforçando a importância de completar o esquema vacinal para a prevenção de agravamento, hospitalizações e óbitos pela Covid-19.

A sublinhagem tem contribuído para o aumento do número de casos da Covid-19, tendo em vista a sua elevada capacidade de transmissão comparada às outras sublinhagens da Ômicron. Por esse motivo, completar o esquema vacinal é de extrema importância para a proteção individual e coletiva.

“Nós conseguimos alcançar bons índices de vacinação com a primeira e a segunda dose, mas temos observado uma grande queda na procura pelas doses de reforço, o que nos preocupa, por que a gente sabe que os reforços são essenciais para a ampla proteção da população contra a doença. Então, para que possamos evitar óbitos, casos graves e hospitalizações é de extrema importância que a população complete o esquema vacinal”, assinala a gerente de imunização da DIVE/SC, Arieli Fialho.

De acordo com dados do vacinômetro estadual, 89,04% da população vacinável completou o esquema primário com duas doses ou dose única. No entanto, com relação às doses de reforço, a procura está bem abaixo do esperado, sendo que 54,47% das pessoas com 12 anos ou mais retornaram para fazer o primeiro reforço e apenas 19,87% da população acima dos 30 anos retornou para o segundo reforço.

O esquema vacinal completo é aquele em que a pessoa é vacinada com as duas doses ou a dose única no esquema primário e que recebe(m) a(s) seguinte(s) dose(s) de reforço, de acordo com a faixa etária:

De 12 a 29 anos de idade: primeira dose de reforço a partir do quarto mês após completar o esquema primário;
A partir dos 30 anos de idade, com esquema primário realizado com Sinovac/Butantan, AstraZeneca/Fiocruz ou Pfizer: segunda dose de reforço, a partir do quarto mês após receber a primeira dose de reforço;
A partir dos 40 anos de idade, com esquema primário realizado com a Janssen: terceira dose de reforço.

Redação – Secretaria de Estado da Comunicação


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo