Unesc Desktop
Região

Vacina contra a dengue chega a Criciúma

Laboratório Búrigo recebeu primeiras doses da imunização na tarde desta terça-feira (9)

A mais recente arma de combate à dengue produzida pela indústria farmacêutica começa a ser encontrada a partir desta semana em Criciúma. A vacina liberada neste ano pela Anvisa é oferecida somente na rede particular de saúde em território brasileiro.

O Laboratório Búrigo recebeu o primeiro lote na tarde desta terça-feira (9). O coordenador da Sala de Vacinas da empresa, Leandro de Costa, explica que a dose pode ser aplicada em pessoas de nove a 45 anos de idade em um esquema de três doses com intervalo de seis meses cada.

Spilere Serralheria
Maderonchi
Dengo Produtos de Limpeza
Contape
Colinas Chocolatteria
Posto Bravo

“Esse grupo de idade contempla a faixa de segurança da vacina baseada nos estudos realizados até então, embora não haja informações sobre riscos a pessoas com mais de 45 anos. Em caso de idades diferentes, o médico de confiança do paciente tem a prerrogativa de prescrever ou não a dose. A contraindicação em princípio é para grávidas ou mulheres que estejam amamentando”, explica Leandro.

A vacina começa a fazer efeito a partir da primeira dose, no entanto a comprovação da eficácia até o momento se deu apenas em pessoas após três aplicações, o coordenador da Sala de Vacinas do Laboratório Búrigo. “Ela consiste em mais um mecanismo de prevenção e não afasta a recomendação de outros cuidados em relação ao mosquito Aedes aegypti”, diz Leandro.

Procura

O Sul não enfrentou o problema de outras regiões do Estado, que contabilizou mais de 4,3 mil casos de dengue em 2016, conforme a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE), no entanto a procura pela vacina nos últimos dias tem sido intensa, relata Leandro.

“Recebemos muitas ligações, sobretudo de pessoas que pretendem viajar a trabalho ou a passeio. Por ser uma doença com possibilidade de se agravar, a prevenção é importante para evitar transtornos futuros”, observa.

Francine Ferreira – João Pedro Alves

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Marka final pauta
Spilere Serralheria G
Dengo Produtos de Limpeza
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo