FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Universidade Gratuita: Unesc terá quatro mil vagas em 2024

Unesc universidade

Universidade possui o maior número de bolsas pelo programa no Sul catarinense. Por meio da iniciativa é possível ingressar na melhor Instituição de ensino superior não estatal do estado.

Até 2023, entrar na sala de aula de uma instituição de ensino superior como acadêmico era um sonho distante para muitos catarinenses. Hoje, muitos deles, podem expressar o orgulho de cursar uma graduação. Isso tornou-se possível a partir do Programa Universidade Gratuita. Sucesso no ano passado, o programa instituído pelo Governo do Estado em parceria com as universidades comunitárias disponibilizará quatro mil vagas na Unesc em 2024, gerando ainda mais oportunidades.

“Este é um programa que chegou para revolucionar a educação superior em Santa Catarina. Trata-se de importante estratégia para o desenvolvimento pessoal e social do nosso estado, por meio da educação superior que também impactará em outras áreas. A  Universidade Gratuita teve pleno êxito em 2023 e, agora, com mais quatro mil vagas, irá possibilitar o estudo a ainda mais pessoas na nossa Universidade”, enfatiza a reitora da Unesc e presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Bisognin Ceretta, que participou de todo o processo de debate e implementação da iniciativa.

Dengo Produtos de Limpeza
Net Lider
Credisol
Maderonchi
Contape

O Universidade Gratuita é o maior programa estadual de formação superior do Brasil. É o apoio para quem quer estar em uma universidade, mas tem dificuldade para pagar as mensalidades. A intenção do Governo do Estado é investir R$ 1,2 bilhão até 2026, gerando até 70 mil vagas, sendo 28 mil no ano passado.

Em contrapartida, os alunos retribuem com 20 horas de trabalho na sua área de formação, para cada mês que estudarem de graça. Isso pode ser durante o curso ou até dois anos depois de se formar.

O programa é voltado aos candidatos nascidos em Santa Catarina ou que residem no estado há pelo menos cinco anos, com renda mínima per capita de até oito salários mínimos para Medicina e quatro salários mínimos para os demais cursos.

Unesc, a melhor Universidade não estatal do estado

O Programa Universidade Gratuita é apenas um dos muitos bons motivos para se escolher a Unesc e exemplos não faltam. Entre os grandes destaques está a boa colocação da Instituição no Ranking Universitário Folha (RUF), um dos mais renomados instrumentos de avaliação acadêmica do país.

No instrumento de avaliação, a Instituição Comunitária do Sul catarinense se consolida como a melhor Universidade não estatal de Santa Catarina, posicionada entre as 20 melhores não estatais do Brasil.

Além disso, a Unesc, que completou 55 anos de existência em 2023, aparece entre as dez universidades mais empreendedoras do Brasil, além de conquistar o posto de Instituição mais empreendedora de Santa Catarina, por meio do Ranking Universidades Empreendedoras (RUE) de 2023, elaborado pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores, a Brasil Júnior.

“Estar nestes rankings tão rigorosos e seletos confirma a posição de destaque que nossa Instituição assumiu ao longo de mais de cinco décadas de história. Estamos orgulhosos deste resultado e do crescimento contínuo da nossa Unesc”, salienta Luciane.

Hora de garantir a vaga na sonhada graduação

Como uma Instituição completa e preparada para oferecer a excelência em todos os âmbitos de atuação, a Unesc já se prepara para receber os novos acadêmicos em 2024. As matrículas para os cursos de graduação da Unesc já estão abertas aos interessados em ingressar em fevereiro. Para iniciar o sonho de entrar na Universidade não é necessário realizar vestibular, com exceção do ingresso no curso de Medicina. Basta ter histórico escolar em mãos, documentos de identidade e o desejo de dar o primeiro passo.

Para posteriormente concorrer a bolsas de estudo, entre elas do programa estadual Universidade Gratuita, é necessário que o estudante já esteja matriculado, ou seja, é importante que garanta a vaga no curso desejado.

Na página unesc.net/graduação é possível acessar todas as opções em graduação presencial e os diferenciais de cada um. Mais informações sobre ingresso podem ser obtidas pelo contato (48) 999 150 433.

Redação – Marciano Bortolin


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo