FORQUILHINHA Previsão do Tempo
Educação

Unesc abre inscrições para residência médica

Unesc

Interessados podem se candidatar até o dia 23 de outubro.

A Residência Médica desempenha papel fundamental na formação de profissionais de saúde capacitados e comprometidos com a excelência do ensino, formando profissionais com conhecimento, habilidades e atitudes essenciais para exercer a Medicina. A Unesc possui três programas próprios que contam com toda a sua expertise na formação de novos médicos: Medicina da Família e Comunidade; Ginecologia e Obstetrícia; além de Pediatria.

Até o dia 23 de outubro, os profissionais com registro no Conselho Regional de Medicina (CRM) interessados em participar dos programas de Residência da Unesc podem efetuar a inscrição por meio do www.acm.org.br para outras informações e inscrições.

Dengo Produtos de Limpeza
Credisol
Contape
Maderonchi
Net Lider

Especialização

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos e médicas, sob a forma de curso de especialização. No quadro de vagas, estão contempladas as vagas credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC) e com bolsas garantidas pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Pró-Residência.

“Os Programas de Residência Médica são a melhor maneira para ampliar as competências clínicas em uma determinada área da Medicina. Após concluir um curso de residência, deixamos de ser generalistas e passamos a ser especialistas”, comenta o coordenador da comissão de Residência Médica, Arthur Tavares Corrêa Dias.

A classificação final, após análise e julgamento dos recursos, será divulgada no site da Unesc até o dia 22 de dezembro. Já a data da primeira chamada para matrícula será nos dias 15 e 16 de janeiro de 2024. O edital está disponível no link: https://unesc.net/residenciamedicinaunesc.

“Estes programas capacitam os médicos para que eles entendam as necessidades das comunidades, prevenir doenças e promover estilos de vida saudáveis, assim como o acompanhamento de gestantes, parto e puerpério, saúde da mulher e o cuidado infantil desde prevenção de doenças até cuidados de urgência e emergências. A Saúde integral da família é contemplada pela residência de Saúde da Família e Comunidade”, ressalta a coordenadora do curso de Medicina da Unesc, Maria Inês da Rosa.

A importância da residência

Maria Inês salienta ainda que as residência médicas em Pediatria e em Ginecologia e Obstetrícia da Unesc contribuem de maneira significativa com o Sistema de Saúde.

“Elas ajudam na redução da mortalidade materna e infantil; desenvolvem competências cruciais em Obstetrícia e Pediatria, fomenta uma abordagem centrada na comunidade, compreendendo as particularidades culturais e sociais dos pacientes; fortalece o sistema de saúde ao garantir profissionais qualificados e bem treinados. Em resumo, as residências médicas nessas áreas são pilares para a qualidade da assistência médica, o bem-estar das famílias e o desenvolvimento de sistemas de saúde eficazes”, relata.

O coordenador da comissão de Residência Médica, Arthur Tavares Corrêa Dias, reforça que os Programas de Residência Médica da Unesc têm os currículos orientados por competências. “As competências curriculares são um conjunto de atitudes, habilidades e conhecimentos necessários para exercer uma determinada especialidade médica. Os nossos programas seguem esses parâmetros para garantir a formação em nível de excelência dos nossos especialistas”, fala.

Redação – Marciano Bortolin


Dengo Produtos de Limpeza
Marka final pauta
Coopera Rodapé

Portal Forquilhinha Notícias. Acompanhe os fatos mais importantes de Forquilhinha em Santa Catarina assim que eles acontecem.

Copyright © 2016 Forquilhinha Notícias.

Topo